O Dia do Médico

18 de Outubro! 

Cada profissão tem o seu grau de importância numa sociedade; e sem dúvidas, a medicina é essencial. 

Afinal, quem nunca precisou de cuidados médicos?

Vamos aproveitar esta data escolhida, para homenagear estes profissionais guerreiros e desejar força, foco, proteção e resultados promissores em tudo que fizerem. 

Parabéns, aos profissionais da medicina, que investem, não apenas dinheiro, investem tempo, e longos anos da vida na especialização que abraça com seriedade, pela missão de salvar vidas! 

A partir da sua formação, assumem a responsabilidade de fazer deste talento tão lindo, uma arma contra males que assolam a saúde da vida humana e dos animais(veterinária) em quaisquer lugar do universo.

Não é difícil mensurar a dedicação e comprometimento que esta profissão exige, certamente, este ofício de doutor (médico) é digno de aplausos e merece reconhecimento.

Foi uma honra trabalhar ao lado do Doutor e Professor; Antônio Fernando Gonçalves da Rocha;fundador da Instituição Centro de Medicina Nuclear da Guanabara(RJ), no ano 1970.

 Por alguns anos, foi possível conhecer de perto um pouco da sua história e o quanto extraiu do talento que Deus lhe deu para dedicar-se a Saúde humana. Vendeu a Clínica no ano 2017, foi a homenageado pelos Médicos, profissionais técnicos e equipes dos diversos setores das unidades da instituição espalhadas no Rio de Janeiro. 

Já com os seus 80 anos de idade no período, mas de aparência mais jovem. Chegava na Clínica cedo, sempre com muita elegância e de uma postura física e moral incontestável.

Quando alguém vê uma pessoa bem sucedida financeiramente, raramente consegue perceber de imediato, ou, imaginar, o quanto a pessoa sofreu, lutou, nem quais tipos de desafios enfrentou para chegar, aonde chegou!

Sendo Ouvidora da instituição, eu observava a rotina de muitos médicos e profissionais da área técnica; o quanto enfrentavam dificuldades durante a incansável missão de cuidar da saúde de outras pessoas, com tolerância e as vezes, colocando a própria saúde em risco.

Não precisa ser especialista para compreender que, um médico enfrenta situações sobre doenças gravíssimas, desde o inicio do mundo.

Entretanto, nesta geração; esta realidade ficou em evidência no período da avassaladora pandemia coronavírus (covid 19-, que iniciou no ano 2020).

Certamente, foi um período mais desafiador e angustiante, a muitos profissionais da MedicinaNão apenas pela gravidade da doença, mas, pela maneira que estes profissionais foram cobrados. Não podemos esquecer que são humanos, sujeitos a erros e que também em algum momento, precisam de cuidados. 

 Que o Médico dos médicos dê sabedoria, proteção, proporcione equilíbrioe possa contar sempre com esse talento para operar e avivar esperanças nos corações desesperançados devido alguma doença, etc. 

Parabenizamos a todos os doutores da medicina, por esta profissão tão linda que não escolhe tempo, para mostrar amor ao seu semelhante. 

Que a sociedade saiba ser grata a estes profissionais.

Dedico a homenagem também, ao prezado Professor e Dr. Fernando Gonçalves da Rocha, e a sua esposa Sra. Maria Helena(Diretora no período ),pois assisti exemplos de humanidade e respeito pela vida das pessoas!

Também dedico a Dra. Laura Mattos,(Cardiologista). Através do atendimento desta médica, foi diagnosticado um derrame na pleura, ocasionado por um infarto, que quase me levou a óbito no ano 2016.  

Durante o atendimento, ficou evidente o seu profissionalismo que eu tanto ouvia outros pacientes elogiarem. Me atendeu com humanidade, carinho e profissionalismo. Soube falar que o problema era grave, sem me assustar e me confortou naquele meu momento tão delicado.

 Através da fé, no Médico dos médicos(Deus),fiquei totalmente curada.

 Agradecimentos ao atendimento espetacular dos profissionais da saúde que me atenderam na Clínica Ênio Serra - Zona Sul do Rio de Janeiro no Bairro Laranjeiras.

Meu muito obrigada também a Dra. Ingrid, que fez a cirurgia no Ullen Gabriel Luz no ano 2018.

Parabéns a minha Dentista querida; Doutora Rita Medeiros-(Largo do Machado -Flamengo- RJ).


Pai da Medicina, quem?


Agradecemos a sua visita