Dia do Professor!🎁

Você Sabia? O Dia do Professor foi sugerido pelo Professor Salomão Becker para que os profissionais da educação pudessem descansar do período da carga horária intensa no ano letivo na época, ele ficou conhecido por seu amor e dedicação ao arte de ensinar. A homenagem dia 15 de Outubro, vem desde o ano 1827, porém foi oficializado como feriado escolar em todo o País durante o governo de João Goulart no ano 1963, através do Decreto Federal nº 52.682/1963.Difícil alguém não lembrar da sua trajetória escolar e do(a) primeiro(a) professor(a), que ensinou princípios do seu próprio idioma na escola e primeiros passos da vida intelectual.Quando iniciei a vida escolar, eu já sabia ler, porque a minha graciosa mãe, (Maria Vitória J.Luz, era Professora, Pedagoga, Diretora), me alfabetizou em casa. Anos se passaram e recordo também da primeira professora escolar, de nome -(Maria José), eu sentava em uma das primeiras cadeiras e amava quando ela me escolhia para fazer a leitura em voz alta.Era muito legal participar das brincadeiras que promoviam no dia das crianças. Também, amava cantar músicas do dia das Mães e várias outras comemorações.

Sim! Professores são protagonistas de várias histórias pelo mundo a fora, nos mais diversos níveis da educação, desde a básica, tecnológica, profissional e superior. A partir de um

A partir de um professor, surge especialização para quaisquer áreas profissionais, e, porque não dizer; para qualquer área da vida?Geralmente quando alguém chega na fase que precisa escolher qual profissão seguir, se guia pelo retorno financeiro que a profissão pareça proporcionar no mercado vigente. 

Entretanto; dos péssimos atendimentos que já presenciei nos diversos segmentos do mercado profissional, observei quantos exercerem determinada função/cargo, apenas pelo salário. Não demonstram empatia com o cliente/consumidor; e, desta maneira transmitem  percepção negativa da empresa ao cliente. 

 Infelizmente isto acontece em todas as áreas profissionais, independente de funções que exijam doutorado, técnico e etc. Avalie a profissão que tens aptidão, embora pareça não ser tão promissora no período, a realidade é que o tempo passa e com os avanços tecnológicos, a profissão escolhida pode chegar ao topo das profissões bem remuneradas. 

No inicio da vida intelectual, cursei o ensino médio- (antigo segundo grau científico), depois a mamãe matriculou-me e uma das irmãs no  curso Pedagogia.Cheguei a lecionar para crianças na Metrópole com prazer e me arrependi de não ter dado sequência a profissão. 

Devido várias situações ao longo da trajetória, me especializei em áreas diferentes, e em todas, lá estava um professor.A paixão de querer passar aos outros o que aprendo sempre foi constante, porque amo aprender e dividir continuamente.

Lógico que ninguém gosta de trabalhar de graça, ou não ser remunerado de acordo com o esforço, né? Porém; seja qual for a profissão que alguém escolhe, se gostar, vai se dedicar independente da remuneração e poderá se tornar um professor de referência no que fizer. Com dedicação, pode conseguir retorno financeiro satisfatório e cooperar muito mais com a sociedade.Sem dúvidas, é promissor qualquer ação de educar, edificar, levar um indivíduo a refletir e contribuir com a sociedade, que direciona ao caminho do que é justo e correto. Ser Professor envolve aplicação de tempo e comprometimento. É doar-se, pensar no próximo, compreender e compartilhar conhecimentos. É Saber lidar com as conquistas e com as diferenças, exercendo a humildade, aprender continuamente e deixar lições positivas de humanidade e superação, independente da especialização escolhida.  Um Professor tem grande responsabilidade na vida dos estudantes,dependendo do tipo de conteúdo, pode motivar alunos a serem cidadãos com foco no amplo sentido da própria vida e da sociedade. Plante sementes com amor e no devido tempo,



.
contemplara o florescer de uma frondosa árvore com frutos maravilhosos e estes deverão ter ter sido seus alunos.

Dedico esta homenagem em especial ao meu amado Pai Manoel N.da Luz, com 87 anos de idade(em 2023),referência de humanidade,humildade, de professor sobre as lutas desta terra,e como ele diz: a Vida foi a sua escola, pois não conhecia  Deus, que mas agora é seu Mestre e melhor amigo.

A Minha amada Mãe, Maria Vitória de J.Luz, que foi Professora desde a juventude e exerceu a profissão por mais de quarenta anos, (infelizmente faleceu em( Janeiro de 2022).

A Ullen G.Luz, que depois de adulto, além de melhor amigo terreno,  tornou-se Poliglota e meu Professor de idiomas, para honras ao Criador. 

Também dedico ao Prezado, Dr. Antônio Fernando Gonçalves da Rocha, Médico, Professor de Medicina e fundador do Centro de Medicina Nuclear da Guanabara nos anos 70, e a sua esposa Sra. Mra. Helena Souza, que era Diretoria na época. Admiração pelos professores que foram sobre ética profissional, dedicação e respeito ao Capital humano.

Foi uma honra trabalhar do lado deles, me passaram lições muito importantes e inesquecíveis.Sem dúvidas, a vida é um aprendizado constante, o que ensinas hoje, te dará retorno no amanhã e vice-versa.

,

A internet chegou para somar ao desenvolvimento num contexto geral sobre a educação. Porém; o desenvolvimento social e sustentável, depende da valorização dos milhões de profissionais espalhados por este lindo Brasil. 

São profissionais docentes em escolas da educação básica e instituições de educação superior, responsáveis pela formação dos estudantes. O Ministério de Educação e Cultura (MEC), trabalha para garantir a valorização e o fortalecimento dos docentes em todos os níveis de ensino do País.

Saudamos aos Professores que fizeram parte da minha história e que o Autor da vida proporcione continuamente,sabedoria, entendimento e discernimento aos educadores em geral. Parabéns!

Dia do médico

Como serão os adultos do futuro?

Antes de colocar outra vida no mundo...




.