O QUE É PIX?

O Pix chegou e aos poucos foi sendo inserido nas finanças da população. 

No Brasil, Pix é uma marca única, criada pelo Banco Central, lançado em coletiva da imprensa no mês de fevereiro de 2020

O Banco Central, comunicou que o Pix torna-se disponível a população brasileira a partir do mês novembro de 2020

Pagamentos instantâneos ocorrem em tempo real. São transferências monetárias eletrônicas da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor, 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano.

 As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador, para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que promete custos de transações menores.

De acordo com informações da fonte; 
a existência de uma marca única é imprescindível para que os usuários (pagadores e recebedores) identifiquem esse novo meio de realizar pagamentos e transferências de maneira clara. 

A Identidade visual facilitará o entendimento e a adoção do instrumento. 

As marcas individuais que representam cada um dos prestadores de serviços de pagamento (instituições financeiras e de pagamento) poderão ser dispostas juntamente com a marca Pix.

Isso acontecerá na forma e nas condições que serão oportunamente divulgadas no regulamento do Pix e documentos anexos.

Sobre recolhimentos de taxas federais desde o lançamento do Pix.

Do ponto de vista do Pix, a entrada do Tesouro Nacional logo no seu lançamento, em novembro de 2020, foi fundamental para que a população brasileira ter desde o início a opção de pagar uma taxa governamental via Pix.

Com benefícios de competição, redução de custos e de melhoria na experiência do cidadão. 

Inúmeros são os objetivos públicos potencialmente alcançados, com nítidos ganhos ao cidadão brasileiro.

 O Pix inserido em ambiente aberto, competitivo e seguro, poderá apoiar no processo de eletronização dos pagamentos, aumentar a eficiência no mercado de pagamentos de varejo e viabilizar o desenvolvimento de soluções focadas na experiência do cliente.

Com o pix além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado. 

Baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes.

Promover a inclusão financeira, e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população. 

Com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócios e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel.

O Banco Central  está liderando o processo de implantação do ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro.

Este está sendo construído de forma participativa, envolvendo a interlocução com diversos agentes do mercado.

 De acordo com informações da fonte, o principal objetivo do BC com essa ação, é aumentar a eficiência e a competitividade do mercado de pagamentos de varejo no Brasil.

Isso através da criação de um novo meio de pagamento que ajudará no processo de eletronização do mercado brasileiro.

Definição de marca única

A celebração de acordo de cooperação técnica entre o BC e a União, por intermédio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia;

Viabilizará que cidadãos brasileiros possam fazer seus recolhimentos à união de uma forma muito mais simples e rápida, melhorando bastante a experiência atual.

Tive experiência negativa com o Pix,um familiar sofreu um golpe e valor alto. Então; particularmente, ainda não confio nesta modernidade, prefiro o modo tradicional que não me traz nenhum transtorno.

Para mais detalhes acesse aqui a fonte