Ad Code

Responsive Advertisement

O Dia do Professor!


Sabia que o Dia do Professor foi sugerido pelo Professor Salomão Becker?Para que os profissionais da educação pudessem descansar da carga horária intensa no ano letivo.
Ele ficou conhecido por seu amor e dedicação a arte de ensinar.
 homenagem do dia 15 de outubro, vem desde o ano 1827, mas foi oficializado feriado em todo o País durante o governo de João Goulart no ano 1963, através do decreto Federal nº 52.682/1963.Difícil alguém não lembrar da sua trajetória escolar e do(a) primeiro(a) professor(a),que ensinou princípios do seu próprio idioma na escola e primeiros passos da vida intelectual.Quando iniciei a vida escolar, já sabia ler, porque a minha inesquecível mãe;Maria Vitória J.Luz, era Professora, Pedagoga e Diretora da escola do bairro e me alfabetizou em casa;ela tinha muitos livros e me apaixonei pelos livros desde criança. Anos se passaram,mas nunca esqueci da minha primeira professora escolar, de nome,Maria José; eu sentava em uma das primeiras cadeiras,mesmo sendo muito tímida,amava quando ela me escolhia para fazer a leitura em voz alta.

Professores são protagonistas de várias histórias pelo mundo a fora, nos mais diversos níveis da educação, desde a básica, tecnológica, profissional e superior.A partir de um professor, surge especializações para quaisquer áreas profissionais, e porque não dizer; qualquer área da vida?

Geralmente quando alguém chega na fase que precisa escolher uma profissão; se guia pelo retorno financeiro que a profissão proporcionar no mercado vigente. 

No entanto; dos péssimos atendimentos que presenciei nos diversos segmentos do mercado profissional, observei quantos exercerem determinada função,cargo, apenas pelo salário.Não demonstram empatia com o consumidor, e podem manchar a reputação da empresa que representam.

Lógico,todos trabalham pelo seu sustento,porém;seja qual for a profissão que escolher,se de fato gostar, vai se dedicar melhor,independente da remuneração e poderá se tronar um professor de referência no que fizer.

No inicio da vida intelectual, cursei o segundo grau científicodepois a mamãe matriculou a mim e a irmã Nilde no curso Pedagogia(Logus).

Cursei psicologia educacional,cheguei a lecionar para crianças, mas busquei outras áreas administrativas,exerci função de ouvidora da Saúde por alguns anos,sempre aprendendo.

Amo aprender e dividir conhecimentos, e o interessante é que em todas ás fases de aprendizado, sempre teve um professor(a). 

A ação de educar, edificar, leva um indivíduo a refletir e contribuir melhor com a sociedade,no que é justo e correto. 

Ser Professor exige dedicação de tempo;é doar-se, pensar no próximo, compreender e compartilhar conhecimentos,é saber lidar com as conquistas e com as diferenças com equilíbrio. 

Um professor tem grande responsabilidade na vida dos estudantes,pode motivar a serem cidadãos com foco no amplo sentido da própria vida e da sociedade. Plante sementes com amor e no devido tempo,contemplará o florescer de uma frondosa árvore, com frutos maravilhosos, e estes deverão ter sido seus alunos.

Dedico esta homenagem em especial a minha amada Mãe; Maria Vitória de J.Luz, que foi Professora, Pedagoga desde a juventude, exerceu a profissão durante mais de quarenta anos, alfabetizou Crianças,Jovens e adultos(infelizmente ela faleceu em Janeiro de 2022).

Dedico também a Ullen G.Luz, que depois de adulto, além de melhor amigo terreno,  tornou-se poliglota e meu professor de idiomas, para honras ao Criador. 

Também dedico ao prezado, Dr. Antônio Fernando Gonçalves da Rocha, médico, professor de medicina e fundador do Centro de Medicina Nuclear da Guanabara, nos anos 70, e a sua esposa Sra. Mra. Helena Souza, que era diretoria na época.

 Admiração pelo exemplo de ética profissional,e respeito pela vida humana.Foi uma honra trabalhar do lado deles;passaram lições importantes e inesquecíveis.

Se paramos de aprender, deixamos de evoluir;pois vida é um aprendizado constante, o que ensinas hoje, te dará retorno no amanhã e vice-versa.

,

A internet chegou para somar ao desenvolvimento, num contexto geral da educação. O desenvolvimento social sustentável, depende da valorização dos milhões de profissionais espalhados por este lindo Brasil. 

Profissionais docentes da educação básica e instituições de educação superior, responsáveis pela formação das pessoas. O Ministério de Educação e Cultura (MEC), trabalha para garantir a valorização e o fortalecimento da categoria em todos os níveis de ensino do País.

Sejam abençoados os educadores de todo o universo. Parabéns!

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu