SMARTPHONE-quem inventou?


Com os avanços tecnológicos, não faltam assuntos sobre tantas coisas. E, se não procurarmos acompanhar a evolução, ficamos perdidos no passado.


Gostas de aprender como eu? 
Já parou para pensar o quanto a era smartphones tem evoluído nos últimos anos? E como isso influencia a maneira de conduzir os negócios e outras áreas da vida?

Quem gosta de esportes, certamente sabe que no ano de 1992, aconteceram muitas coisas.Como por exemplo: os Jogos olímpicos realizados em Barcelona.
 
No mesmo ano, acontecia a quinquagésima-segunda eleição Presidencial dos Estados Unidos. 
 
O evento foi realizado, dia 3 de novembro de 1992. Disputada entre o presidente George H. W. Bush, do Partido Republicano e o governador do Arkansas Bill Clinton, do Partido Democrata, e o candidato independente Ross Perot,um empresário do Texas. 

Com todos estes acontecimentos, mudanças sociais e políticas, o ano 1992, também foi o ano que a IBM lançou o primeiro smartphone. Dois anos depois, o dispositivo chegou oficialmente ao mercado por preço da unidade de; US$ 1.100( mil e cem dólares). 

Em apenas seis meses após a oficialização, vendeu mais de 50.000 unidades. Embora os celulares pessoais existem desde 1970, a criação do smarthphone fez os consumidores americanos se entusiasmarem com esta nova maneira de interagir com o mundo. 

Foram três décadas, entre o surgimento do primeiro celular e o primeiro smartphone, seguindo o advento da internet moderna. E essa invenção deu início ao fenômeno das telecomunicações digitais que se vê avançando na atualidade. 

Você sabia? Smartphone; é uma palavra da língua inglesa, e significa: telefone inteligente, é um celular.No (português de Portugal, um telemóvel). 

O Smartphone combina recursos de computadores pessoais, com funcionalidades avançadas,que podem ser estendidas por meio de programas aplicativos executados pelo seu sistema operacional (SO - sistema operativo;ou OS – operating system), podem ser chamados de aplicações. 

Os sistemas operacionais de um smartphone, permitem que desenvolvedores criem milhares de programas adicionais, com diversas utilidades, agregados em lojas online como o Google Play para Android e a Apple, App Store para iOS.

Um smartphone pode possuir características mínimas de hardware e software. As principais das características, é a capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, a capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal. 

E uma agenda de contatos, que pode utilizar toda a memória disponível do celular. De origem interna, ou externa;expansível, dependendo da capacidade do cartão de memória usado.

O formato comum de cartão de memória em um smartphone é o microSD. Podendo ter de, 2 a 512 GB. Mas, também pode possuir características de hardware elevadas, permitindo processamento de gráficos em 3D para jogos, possibilidade de filmar em 4K 60 frames (iPhone x e Samsung Galaxy S9), 

Ecrãs 4K ou Ultra HD (Sony Xperia xz1 premium e Samsung Galaxy Note 9), sensores biométricos e Íris usados para desbloqueio, (iPhone 7,8 e X e Samsung Galaxy S7, note 8, S9, Note 9),e até sensor de batimentos cardíacos (Samsung Galaxy S5 e posteriores).

No segundo trimestre do ano 2013, os smartphones superaram em vendas. Pela primeira vez na história os celulares tradicionais, também conhecidos como dumbphones (palavra da língua inglesa que significa "telefone burro"). 

Os smartphones responderam por 51,8% das vendas de telefones móveis, com 225 milhões de unidades, segundo a consultoria Gartner. Em Portugal e no Brasil, mais de 4 milhões de pessoas já possuem smartphones;

No final do ano 2015, já eram 83 milhões, imaginem agora no ano 2023!

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria americana Gartner, mostrou que 97% dos usuários de smartphones no mundo, usam os consagrados sistemas Android (Google) e iOS (Apple). 
As plataformas Windows Phone e BlackBerry somam; 2,8%.Aplicativos:

Etimologia: "Smart" é um termo da língua inglesa que significa; esperto ou inteligente. Enquanto "phone":significa telefone/telemóvel ou seja telemóvel inteligente é o equivalente a smartphone.

A Introdução da App Store da Apple no ano 2008 popularizou o uso de aplicativos em smartphones. Esses aplicativos são comercializados na loja online. Em sua maioria, por empresas terceirizadas. Também no ano 2008, foi lançada pela Google a Android Market (atual Google Play).

Telas:

As telas dos smartphones, são suas principais características, já que costumam preencher boa parte da superfície do aparelho(geralmente 70%), costumam ser medidas diagonalmente em polegadas.                   
 
 As proporções de tela mais comuns são a 4x3 e a 16x9.
Pegada proporcionada pela tela dual edge do Galaxy S7.
 Os tamanhos são variados e cosuma começar a partir de 2.45 polegadas, smartphones acima de 5,5 polegadas costumam ser chamados de phablets. 

Os tipos incluem; LCD, LED, OLED, AMOLED, Super AMOLED, IPS entre outras. Existe smartphones com resoluções de telas, que ultrapassam o QHD.

Distribuição dos sistemas operacionais 

1) Android - Google, Huawei, LG, Sony, Samsung, Lenovo, HTC, Xiaomi (com MIUI), Nokia, Motorola entre outros.

2) iOS - Apple

3) Windows Phone - Microsoft, Nokia (a partir da série Lumia), HTC, HP e Samsung

4)- BlackBerry - RIM

5)- Symbian OS - Nokia

6) Ubuntu - Canonical

7) Tizen - Samsung (ex-BADA baseado no Android).

8)- Firefox OS - Mozilla

9)- Sailfish OS - Jolla Mobile

No Brasil; o Android, é o sistema mais utilizado pelos usuários de smartphones. Em 2016, o sistema operacional da Google estava presente em 92,4% dos smartphones vendidos no País. 
O iOS (da Apple), estava presente em 4,6% dos aparelhos, enquanto 2% dos smartphones rodavam com o Windows Phone.
Em outros mercados globais, a disputa entre o Android e o iOS, é bem maior: 
 
Nos EUA, por exemplo, em janeiro de 2017, o Android representava 60,4% do mercado de vendas de smartphones, contra 37,1% do iOS; no mesmo período, a proporção era de 51,4% para o Android e 39,2% para o iOS no Reino Unido.