Criminosos usaram o nome do Banco Central.

 Foi divulgado nos meios de comunicação, que golpistas criaram sites falsos usando o nome do BC(Banco Central) para atrair internautas em busca de dinheiro esquecido.

Primeiro sinal de que é golpe: 

Ao inserir qualquer nome e dados fictícios, respondem que existe um valor para saque via PIX",o que é impossível.Os golpistas também promovem saques instantâneos, através de mensagens pelo WhatsApp e outras redes sociais.

Direcionam para uma próxima etapa mesmo colocando dados incorretos e até sem preencher totalmente o formulário. A página informa que identificou um saldo a receber e dá um suposto valor alto, em testes, falaram valores de quase R$ 4 mil reais.

Prometem envio do dinheiro através do PIX, mas diz que a vítima deve compartilhar o link com contatos no WhatsApp para concluir o processo, na intenção de alcançar o maior número de pessoas. 

Mostram até uma relação falsa de quantas pessoas teriam recebido o benefício e uma área que simula comentários do Facebook para dar falsa impressão de autenticidade.

A Empresa de segurança digital Psafe, identificou uma página que se apresentava com o nome do sistema do Banco Central, parecido com o site que entrou em vigor em Março de 2022.

Mas, no original, era necessário fazer agendamento e dependia da data de nascimento do cliente junto ao banco.O site foi usado em janeiro de 2022 para correntistas verificarem saldos esquecidos em contas antigas e foi retirado do ar após a grande quantidade de acessos. 

A PSafe diz que identificou mais três sites falsos que usavam esse nome e já estavam indisponíveis quando foram acessados.A Página falsa, mostrava um formulário solicitando nome, data de nascimento e CPF e pedia clicar em avançar.  

O único site válido para consultar se tem dinheiro esquecido em bancos e solicitar resgate do valor, é no site oficial do Banco Central abaixo, que inclusive mudou para SVR(sistema valores a receber).

A Página oficial do Banco Central(BC) pede apenas o CPF, data de nascimento,ou CNPJ quando trata-se de empresas, para fazer a consulta.A página identificada pela PSafe, foi registrado em 31 de janeiro de 2022, segundo o Who.is, que reúne informações sobre domínios na internet. 

O endereço foi criado uma semana após o Banco Central anunciar a criação do sistema para consultar valores a receber de instituições financeiras.

🧰Atenção: O BC (Banco Central), não envia links, nem faz contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber.Também não solicita confirmação de dados pessoais pelo WhatsApp, Telegram, SMS e nenhuma outra rede social!

Como saber se tens dinheiro retido E como denunciar sites falsos e como se proteger? Leia mais…


.Parceiro Magalu aqui

Comentários