Golpe do dinheiro esquecido.

 Até a postagem deste artigo, constatamos que páginas falsas propagam-se porque ainda não existe um órgão central ou autoridade única, que possa ser acionada sobre este tipo de problema. 

Mas, o internauta que identificar um site de phising, precisa denunciar, mesmo que seu esforço não tenha um alcance universal na internet ainda. Uma das ferramentas para denunciar sites falsos foi criada pelo Google, Conseguem remover endereços suspeitos.

 Foi divulgado que autoridades brasileiras ainda enfrentavam dificuldades para tirar páginas falsas do ar, especialmente quando estas estão registradas no exterior. 

Com tanta burocracia e diplomacia, infelizmente criminosos ganham tempo para aumentar o número de vítimas.Para agilizar o processo,uma alternativa dos profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação), seria apresentar evidências da fraude para as empresas responsáveis pela hospedagem e pelo domínio falso

Para endereços terminados com: ponto com,ponto br, é possível solicitar suspensão ao núcleo de Informação e coordenação do ponto BR (NIC.br) pelo e-mail hostmaster@registro.br. Existe tradição de cooperação entre as companhias e os sites falsos são derrubados.

Como identificar um site falso?

Criminosos usam o truque de registrar um domínio muito parecido com um original,por exemplo: adicionam uma letra a mais, o que pode passar desapercebido; semelhante um link que chegou para mim: www.americanaas.com.br, observe que a letra(A)duas vezes.

A urgência em fazer a compra pode desviar a atenção deste detalhe. Se receber um link por mensagem ou anúncio em plataformas sociais e quiser verificar a identidade do site;a maneira mais simples de conferir: digite o nome da marca no Google e verifique se o nome coincide com o endereço que estás a navegar.Quando o site  tem conexção segura aparece o cadeado ao lado do campo de busca.

O algoritmo do Google considera uma série de critérios para ranquear os primeiros resultados, entre eles a reputação e a longevidade da URL e avisa quando o site não é seguro para navegar.

Como se proteger?

A principal dica para evitar cair em golpes que usam o nome do Banco Central,é saber que consulta de valores, só pode ser feita pelo site oficial do Banco Central.Quaisquer incentivo a fazer isso em outro endereço eletrônico, pode indicar golpe.Não é possível fazer saque de imediato a partir da consulta.

Caso tenha valores a receber siga as orientações vigentes do Banco Central e aguarde.Tenha atenção e cuidado para não clicar em links suspeitos com promessas de facilidades;mesmo enviados por pessoas conhecidas,que pode ter repostado sem se atentar.

Outras dicas:

 Na página oficial do Banco Central constam as seguintes orientações: consultas ao Sistema de Valores a Receber no ano 2023, (SVR) estavam suspensas.

Constava a alerta que não havia risco de perder valores.O Banco Central divulgou data de reabertura do sistema para novas consultas, resgate dos saldos existentes e informações sobre valores de falecidos e continuaram a trabalhar em melhorias do SVR e na inclusão de novos valores.

Encaminhar denúncia para a produção dos quadros: Patrulha ou Xerife do Consumidor, através do assistente virtual pelo site deles: recordtv.r7.com. Se a reclamação for aprovada após análise, a produção entra em contato com o denunciante. 

Se manter informado è uma maneira de se proteger, fique ligado!👇🏻


Poste 1 sobre o golpe do dinheiro a receber, leia mais…




Comentários