O Dia Nacional do Escritor!

O Dia Nacional do Escritor no Brasil, foi instituído em 25 de Julho de 1960, através do Ministério Público da Educação e Cultura.Os Escritores internacionais são homenageados no dia 13 de Outubro, não foi encontrado a origem desta homenagem internacional acontecer nesta data. 

 No período que foi instituído esta homenagem no Brasil, o Sr. João Peregrino(1904-1967) era o presidente e o escritor Jorge Amado(1912-2001) o vice-presidente da instituição,este foi um dos principais nomes da Literatura Nacional

No Brasil foi escolhido esta data porque a (UBE - União Brasileira de Escritores),promovia o primeiro Festival do Escritor Brasileiro no Rio de Janeiro no período.

Ás Editoras,Bibliotecas e Escolas, aproveitam a data para promover e incentivar a leitura e valorização da literatura de clássicos nacionais. Apresentam obras contemporâneas de autoras(es) consagrados, de novos talentos, e buscam autores(as) que podem ter caído no esquecimento, mas de alguma maneira fizeram ou fazem parte da história da Pátria amada.

A data também é uma oportunidade de focar nas personalidades canônicas e os grandes nomes da literatura brasileira, homenageados.

Talvez o prezado leitor questione;o que é personalidade canônica? O termo canônico;é um conjunto de regras,um padrão de determinados assuntos ligados as artes e arquitetura.

    Este termo envolve um conjunto de obras consideradas oficiais e genuínas. Ou seja;histórias descritas em; filmes,romances e outros, por exemplo;personagens, cenários e eventos existentes dentro do universo ficcional. 

Para evitar controvérsias, o criador de um cenário deve fazer com que as obras por exemplo de ficção,principalmente de múltiplas partes,seja coerente, de maneira que o público consiga compreender e definir o que realmente aconteceu naquele universo de contos. 

Elementos considerados canônicos, normalmente provém da fonte ou do autor original do universo ficcional, enquanto que os materiais não -canônicos ou chamados apócrifos, vêm das adaptações e outras fontes não oficiais;por exemplo neste site, que é um tipo de mídia diferenciado.

Que o Autor da Vida abençoe continuamente todos os Escritores do universo, que com este belo talento doado por Deus registram as histórias do universo e da humanidade,mesmo que anonimamente. Parabéns!


Comentários