O Que é Home Office?

Conheça sobre este estilo de trabalho, e sites que divulgam vagas de trabalho desta modalidade. 

É um escritório em casa, um tipo de trabalho remoto. E, é possível trabalhar nesta modalidade de várias maneiras, segue três exemplos:do trabalho presencial. 

O Que é Home Office? 

1 - Prestando serviços como funcionário de uma empresa, na modalidade tele-trabalho. 

2- Como freelancer- trabalhando projetos avulsos.

3- Como empresário de uma empresa home based(que tenha sede em uma residência). 

Com a expansão dos meios de comunicação, e a popularização dos dispositivos móveis(Smartphones, laptops, tablets), este tipo de trabalho vem ganhando força e avançando no mundo todo.

Principalmente  com o surgimento da assustadora pandemia Covid-19, que chegou de surpresa a nível mundial, e foi divulgado nos meios de comunicação a partir do mês março de 2020. 

Com ela, muitos problemas que já existiam na sociedade, foram agravados. Um dos problemas agravados devido a pandemia, foi o desemprego

No entanto uma boa notícia é que com os avanços tecnológicos, trouxeram inovações e novas oportunidades de trabalho, através da modalidade remota, mais conhecida como; home office! 

Esta modalidade home office; tornou-se necessária e facilita o cumprimento das recomendações das autoridades devido o distanciamento social, que obrigou muitas empresas fecharem as portas e com isso o índice de desemprego aumentou.

 No trabalho remoto, apesar do profissional ficar distante fisicamente e aparentemente ter "liberdade" para exercer suas funções de onde quiser; não é prudente usar desta liberdade para se desviar do foco da responsabilidade que o trabalho lhe exigir. 

A realidade é que ao mesmo tempo que o profissional fica ausente do ambiente de trabalho físico, a conexão via internet o deixa mais próximo do ambiente corporativo.

Obviamente deverá exercer a função lhe delegada com o mesmo compromisso 

Existem diversos sites que divulgam diariamente vagas desta modalidade.

 

5)- https://remoteok.io/  - esta plataforma apresenta vagas em  áreas diversas  e já soma mais de um milhão de trabalhadores remotos.

Se pesquisar, vai encontrar muitas orientações que podem ajudar a elaborar um bom currículo.
Muitos anexavam carta de apresentação, ou inseriam no corpo de e-mail, juntamente com foto.
Lembre-se, a companhia precisa de um profissional para agregar e representar a empresa no cargo oferecido. 

Selecionamos dez sites que disponibilizam vagas a quem busca trabalhar através do home office. Também ao empregador que deseja divulgar vagas, confira abaixo:

 1)- https://profes.com.br/   

Segundo o próprio site, trata-se do maior portal de aulas particulares do Brasil, e convidam professores que desejam aumentar a sua renda, através desta modalidade remota. 

São mais de 160 mil alunos que buscam.

2) -https://www.indeed.com.br/empregos-de-Home-Office- Divulgam diariamente vagas para diversas categorias. 

3)-https://remotar.com.br/ - conforme descrição do próprio site as vagas são 100% voltadas para o trabalho remoto em  diversas áreas.

4- Weworkremotely.com- oportunidades de trabalho remoto em diversos setores – desde negócios a copywriting.

10)- https://www.vagas.com.br/vagas-de-home-office  - divulgam vagas para diversas categorias e Cidades do Brasil.

6)- https://crypto.jobs/  - apresentam oportunidades ligadas a blockchain e criptomoedas.

7) - https://arc.dev/ - ajuda profissionais  desenvolvedores a encontrar  nova oportunidade de trabalho remoto, direciona candidatos para a fase de entrevistas.

8) -  https://www.catho.com.br/vagas/home-office/ - Este site oferece diariamente diversas vagas home office para várias áreas e categorias profissionais e em várias regiões do Brasil.  

9)-https://www.digitadordemarketingonline.com.br/

O Que colocar e que não colocar no seu curriculum? 

Fiz parte do mundo corporativo de grandes empresas.Tive o privilégio de poder colaborar nos processos seletivos para recrutamento de colaboradores.

Abaixo deixo boas dicas para elaboração de um currículo e aumentar as chances de uma contratação rápida. Muitos candidatos dificultam que o seu currículo seja selecionado. 

Compreenda que um recrutador tem pressa. Então; geralmente começa pelos currículos de simples e rápida compreensão. Recordo de quando a empresa divulgava vagas, rapidamente chegavam muitos currículos. 

Mas, percebia que muitos candidatos se preocupavam mais com a imagem na foto, do que com o conteúdo do seu currículo. Porém em alguns currículos a foto era adicionada em tamanho gigante, dificultava até abrir.

Principalmente o público feminino que costumavam enviar fotos do corpo inteiro, e até sensualizando. Eh, e não estou exagerando. 

Atualmente não é necessário colocar foto no currículo a não ser que seja solicitado pelo anunciante devido a categoria da vaga, se esta exigir características que precisam selecionar através da foto.  

1) - Não precisa ser colocado 

No título do currículo a frase(Currículo vitae),mas o conteúdo já mostra que trata-se de um currículo. Este termo era usado antes da era digital, porque eram vendidos em papelaria,semelhante uma ficha a ser preenchida manualmente. 

Recordo bem quantas vezes usei. Diferente do que muitos pensam, um currículo é um documento sim, pois consta dados pessoais e qualquer pessoa pode ter acesso.

2). No título é necessário colocar em destaque o nome do profissional e logo abaixo, dados como: data de nascimento, telefone, e-mail, e endereço, seguidos das experiências profissionais.

3) - Pretensão Salarial:

Pode colocar a pretensão salarial, apenas se o anunciante da vaga solicitar. Geralmente o recrutador pede a pretensão salarial do candidato se o salário for baixo, mas oferecem benefícios que podem interessar ao candidato no momento da entrevista. 

Mas, se o anunciante não solicitar esta informação não coloque, pois costumam falar o salário durante o processo seletivo. 

4)- Não é preciso colocar no currículo o número de documentos -(CPF, RG e outros).Documentos devem ser solicitados pelo RH da empresa, após a aprovação no processo seletivo, justamente porque necessitam destes dados para confirmar a contratação.

Todo cuidado é pouco. Não divulgue os seus documentos e informações pessoais em geral no currículo.

  5)- Referências profissionais:Não deve colocar referências profissionais no seu currículo. Se o anunciante da vaga solicitar, deve ser entregue ao recrutador separadamente no momento da entrevista.

Outra dica: antes de se candidatar a vaga anunciada é importante ler e compreender a descrição da vaga.Só encaminhe o seu currículo se o seu perfil profissional estiver de acordo com o perfil exigido na vaga. 

6) -Assinatura?

Currículo é um documento inicial usado para se candidatar a uma vaga de emprego e colocar assinatura é opcional, não é necessário, nem obrigatório.

A sua assinatura será necessária no momento de assinar o contrato de trabalho.





Comentários