Qual seria sua reação se ficasse de frente com um robô te dando conselhos?Podemos dizer que a inclusão de robôs na humanidade representa um caminho repleto de desafios. A integração de robôs na sociedade, inicialmente era restrita a ambientes industriais.Agora a robótica alcança diversas áreas, desde a medicina até o entretenimento.
No âmbito profissional, a automação impulsionada por robôs promete aumentar a eficiência e reduzir custos.Mas, noticiários destacaram preocupações sobre às ocupações de trabalhadores humanos.Reforça a necessidade de requalificação profissional e a criação de novas oportunidades de emprego para adequar o capital humano, de acordo com os impactos negativos dessa transição
Pesquisas indicaram que na área da saúde, robôs cirúrgicos e assistenciais oferecem precisão e cuidado aprimorados, transformando a maneira como os tratamentos são realizados, e a qualidade de vida dos pacientes é melhorada.
Esta crescente sofisticação da inteligência artificial levanta questões éticas sobre a autonomia dos robôs e a sua capacidade de tomar decisões.Entretanto; a dependência excessiva da tecnologia e a desumanização do atendimento, serão desafios que podem prejudicar a definição de responsabilidades.
Por exemplo; em casos de erros ou acidentes envolvendo os robôs autônomos, é uma questão que sem dúvidas exigirá regulamentação e debate público.
Não podemos deixar de reconhecer e parabenizar a capacidade humana dos idealizadores, inventores e desenvolvedores de idéias magníficas e poderosas.Pois, conseguem realizar estas invenções revolucionárias, com a inteligência que o Criador lhes deu, através da ciência que Ele criou, de onde tiram toda a matéria prima para concluir qualquer invenção.
No entanto, é de suma importância que os inventores tenham total responsabilidade sobre o que idealizam e fabricam, sem ignorar as consequências com grande impacto na vida humana, tanto para o positivo, quanto para o negativo.
Toda esta evolução, remete a reflexão no que diz o Livro Sagrado sobre o final dos tempos.Só Deus é o Criador, criou os céus, a terra, os animais e tudo que existe.Criou a humanidade com raciocínio, sentimentos, e inteligência.
Os Robôs são máquinas idealizadas e inventados por humanos, semelhante outras invenções brilhantes que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da humanidade, não o inverso.Ou seja, não foram os robôs que criaram os humanos, sejamos prudentemente racionais, para que os valores e grau de importância, não sejam invertidos.
Entendendo o mundo da Robótica?
É um campo multidisciplinar da engenharia e da Ciência da Computação que envolve a concepção, projeto, fabricação e operação de robôs.O objetivo é criar máquinas inteligentes que auxiliem os humanos em diversas tarefas.
Isto combina áreas como; engenharia mecânica, elétrica, eletrônica, biomédica e ciência da computação.Também envolve construção mecânica, componentes elétricos e programação de software.
O termo robótica foi popularizado por Isaac Asimov, que também criou as Três Leis da Robótica. O primeiro robô industrial chamado Unimate, foi criado por George Devol e instalado em uma fábrica da Ford em 1961.
Os Robôs foram criados para realizar tarefas perigosas, repetitivas ou desagradáveis para humanos, mas com os avanços, percebe-se que as aplicações atuais e potenciais estão indo muito além, pois já existem vários tipos de robôs projetados para tarefas específicas e ambientes diferentes:
Robôs industriais:Usados em manufatura e armazéns para soldagem, pintura e montagem.
Robôs de serviço:Usados em tarefas domésticas, hospitalidade e saúde, semelhante os Robôs médicos que auxiliam em cirurgias e reabilitação.
Veículos autônomos:Incluem carros autônomos e drones.
Robôs humanoides:Imitam movimentos humanos e são usados em pesquisa e entretenimento.
Robôs domésticos:Aspiradores de pó robóticos e cortadores de grama automatizados.
Transporte autônomo:Inclui carros autônomos e sistemas de piloto automático em aviões.
Manufatura:Robôs são amplamente utilizados na fabricação para montagem, embalagem e soldagem.
Construção:Robôs de construção podem ser tradicionais, braços robóticos ou exoesqueletos robóticos.
Exploração espacial:Robôs também estão sendo usados para estudar a geologia, como os rovers de Marte(veículos robóticos para exploração de superfícies planetárias), sem dúvidas neste quesito, os humanos terão mais chance de expandir suas idealizações fora da terra.
Entre pesquisas e estudos, conclui-se que o perigo de fato não está nas máquinas, está na mente de quem inventa, e de quem às utilizar. Mente sã vai utilizar para o bem. Mente má, infelizmente pode utilizar para as mais diversas categorias de maldades.
Qual a percepção do leitor sobre este assunto?Conte-nos!


É o assunto que assusta.
ResponderExcluir