ENEM 2024. SOBRE TAXA DE INSCRIÇÃO e COMO SE INSCREVER.

As Inscrições são feitas exclusivamente pela internet, através do site oficial.

TAXA DE INSCRIÇÃO DO ENEM:

Muitos questionam se o Enem é pago. Sim;o MEC cobra uma taxa para o estudante fazer a prova, mas é possível se isentar do pagamento.

O Edital foi divulgado no site oficial; consta a taxa de inscrição, que  pode variar a cada ano. Nas últimas edições, a taxa foi (R$ 85,00-oitenta e cinco reais), valor destinado aos custos de produção, impressão e aplicação da prova.

A taxa deverá ser paga de acordo como prazo descrito no edital. Fique atento para não perder esse prazo, do contrário, a sua inscrição será indeferida.

DADOS NECESSÁRIOS:

1. Na primeira tela, serão solicitados: CPF, data de nascimento, e para prosseguir com a inscrição, o candidato deve preencher uma ficha, colocar número da identidade e endereço.

2. Deverá criar uma senha de seis e no máximo dez caracteres. Muito importante memorizar ou anotar a senha, porque vai precisar para consultar o resultado e participar dos processos seletivos que utilizam a prova com critério de seleção.

3. O candidato, deverá confirmar se vai precisar de atendimento especializado para fazer a prova.

4. Língua estrangeira: Será preciso selecionar um idioma Enem inglês ou Enem espanhol para responder a prova de língua estrangeira. Além disso, também deve escolher a cidade onde deseja realizar o exame.

5. Ensino Médio: deverá responder informações relacionadas à sua situação no ensino médio.

6. Formulário socioeconômico: o próximo passo; responder um questionário socioeconômico com questões sobre renda e grupo familiar;

7. Finalizar a inscrição Enem: no final do processo de inscrição, o candidato pode imprimir o boleto e realizar o pagamento, até a data de vencimento especificada no documento, caso contrário a inscrição será cancelada.

Calendário Enem (Pena Privativa de liberdade- PPL 2024)

O Enem 2024 para adulto submetido à pena privativa de liberdade e adolescente sob medida socioeducativa, deve incluir privação de liberdade (Enem PPL), terá edital próprio, que ainda será divulgado pelo Inep.

COMO conseguir ISENÇÃO da taxa de inscrição Enem?

Sim; é possível obter isenção da taxa de inscrição do Enem! Mas, o candidato deve atender a alguns critérios, verifique se enquadra em algum deles:

Isenção automática:

É garantida aos estudantes de escolas públicas que vão concluir o ensino médio.

Isenção por lei

Estudantes que integrem famílias com renda por pessoa, igual ou menor do que um salário mínimo, e quem cursou todo o ensino médio com bolsa integral em escola privada também têm direito à isenção do Enem.

Isenção por Decreto:

Se você é de família com renda por pessoa de até meio salário mínimo, inscrita no Cadastro Único do governo federal, sua isenção também está assegurada. Mais informações sobre o CadÚnico podem ser obtidas no site da Caixa Econômica Federal.

Aplicativo do Enem:

A partir do ano 2017; os candidatos contam com o aplicativo do Enem; que é mais um canal de informações sobre o exame,uma maneira simples e interativa, para verificar o cronograma oficial do ENEM; para acessar dados da sua inscrição, local da prova, e o cartão de confirmação. 

Depois da prova, pode conferir o gabarito e até o resultado individual na palma da sua mão. O aplicativo Enem está disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS e pode ser baixado em suas respectivas lojas virtuais no seu smartphone AppStore e Google Play

 

Estudantes merecem o melhor