DIA dos PAIS! Qual a origem?






       

               VOCÊ SABIA?

A Primeira comemoração do dia dos Pais começou a se propagar a nível mundial, a partir do século XX; quando instituíram a data nos Estados Unidos da América,(19 de Junho de 1910). 

Conta a história, que a data surgiu através da sugestão de uma jovem de nome, Sonora Louise Dodd;a intenção era homenagear o seu pai (William Jackson Smart, que nasceu no ano 1842), ela inventou a data no dia do aniversário dele, 05 de Junho. 

Seu pai era um veterano da guerra Civil americana, que ficou viúvo. Após a morte da esposa, criou a filha Sonora e os outros filhos sozinho.Eles viveram em uma comunidade da Cidade Spokane, que é localizada no estado americano de Washington, fundada em 1871. 

A atitude carinhosa e simples da jovem, mobilizou os moradores, que gostaram da ideia, e no ano seguinte comemoraram o Dia dos Pais. No Domingo,18 de Junho de 1929, Richard Nixon, mudou a data que foi oficializada para o terceiro domingo de Junho,e foi copiada por vários países dos EUA.

William Jackson Smart nasceu em 05 de Junho de 1842.

No ano 1966, o Presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo do mês de Junho como dia dos Pais nos Estados Unidos. Em outras nações, também é comemorado no terceiro domingo do mês Junho. 

Em Portugal e Espanha, comemoram no dia 19 de março. Na Rússia dia 23 de fevereiro.  

Já na Coreia do Sul, o mês de maio é considerado o Mês da FamíliaTenho amigos na Coreia do Sul, e descobrir ser um país que fica atento as celebrações. Para eles o mês de Maio é mais especial porque comemoram várias datas que consideram importantes.

Na Coreia do Sul, não existe dia das mães e dia dos pais separados. Os Sul- Coreanos comemoram o dia dos Pais e das Mães em única data, no segundo domingo do mês maio. 

Dia 05 de maio, é feriado porque é o dia das Crianças. No dia 15 de maio o dia dos Professores.

A Junção do dia dos Pais e Dia das mães, virou tradição na Coreia do Sul; a partir do ano 1956, quando comemoravam apenas o dia das Mães. A Partir do ano 1973; o governo local determinou única data para homenagear ambos. 

Muito coerente, já que os dois são protagonistas da instituição família

Conta a história que no Brasil, o Dia dos Pais era comemorado sempre no dia 16 de agosto. 

Ou seja;não acontecia apenas aos domingos e a data teria surgido apenas com intenção comercial. Sylvio Bhering era um diretor de Publicidade do Jornal o Globo e da Rádio Globo,e teria sido contratado por empresários Cariocas para criar uma data com o propósito de aumentar as vendas no comércio (aumentar os anúncios nos jornais).

Através  desta propagação das organizações Globo, o Brasil teve o primeiro dia dos pais.

Na época chamaram;Dia do Papai, em 16 de agosto de 1953.Segundo a fonte; Sylvio Bhering teria escolhido o dia 16 de agosto por ser um dia que devotavam a um santo.

 Porém; quando esse dia caía em dia de semana, dificultava a reunião familiar para a troca de presentes.

 Por este motivo, teriam mudado a comemoração do dia do papai; para o segundo domingo do mês de agosto, e mudou o nome para Dia dos Pais.

Seria coerente comemorar o dia dos Pais a nível mundial, no dia que Deus criou o universo e tudo que existe(Gênesis 1:31 e 2:4:25),ou no dia que Deus mudou o nome de Abrão para Abraão e constituiu ele Pai da fé de numerosas nações(Gênesis 17:4-5). 

Entretanto; Deus não permitiu que nenhum ser humano registrasse a exatidão destes acontecimentos gloriosos, certamente para não idolatrarem.

Ser Pai e Mãe, é ter a força de um leão para proteger, e a ternura de um (a) amigo (a) para dar as mãos e guiar ao melhor caminho em quaisquer circunstâncias..

Saudamos também aos Pais que já passaram por todas as fases da vida, os chamados Avós.Por terem passado por tudo e continuado de pé.

Homenagem às Mães 


Como serão as Crianças do futuro?




Comentários