Antissocial e Sociável,qual a diferença?

Aprendendo para não confundir!

Primeiro vamos saber qual a forma correta de escrever esta palavra antissocial.(De acordo com o novo acordo ortográfico de janeiro de 2009), deve ser escrita sem usar o hífen e(duas letras SS). Se escrever com hífen e apenas um"S"está errado. Utiliza-se este adjetivo antissocial quando nos referirmos a alguém, ou a alguma coisa contrária ao convívio social, por exemplo; às regras, ideias, interesses e costumes da sociedade.

Sim! O silêncio faz bem para a saúde mental e espiritual. Por isso existe o momento de falar e de calar. Respeitar direitos dos outros é uma atitude sociável e de cidadania.Prudente é praticar o nosso dever, pois não sabemos quando precisaremos exercer o nosso direito.

Pessoa sociável:Sabe viver em sociedade, respeita direitos e deveres, tem caráter generoso, comunicativo, cortês, agradável e civilizado. Consegue conversar de maneira gentil com todos, sabe viver socialmente, seguindo regras e práticas da boa convivência.

Antissocial:

Muitos apelidam pessoas de anti- sociais, sem nem mesmo saberem o que significa.Isto porque repetem o que ouvem sobre alguém que nega participar do seu meio social, ou seja; se nega fazer o mesmo que elas fazem.Um dos principais sinais que um indivíduo é antissocial:Não tem empatia com o sofrimento de outros, não está nem aí,se constrange ou se prejudicou seu semelhante.

Quando provoca constrangimentos, não demonstra culpa, não pede desculpas, mas quando é contrariada exige satisfação imediata. Quando tem algum titulo ou posição, usa para impor a sua opinião.Vai sempre procurar um detalhe para prejudicar alguém que não gosta. Pessoa orgulhosa, prepotente, arrogante.

Comportamentos anti-sociais, podem ser caracterizados também desde crimes sérios, como; falta de respeito, agressões verbais ou físicas, homicídios, piromania, furtos, vandalismos, gritarias, críticas, bullying, sadismo, invasão de privacidade em ações ou em palavras, de baixo nível e ofensivas.Quem mora ou já morou em metrópoles, passa ou já passou algum tipo de perturbação antissocial.

Pesquisas identificaram 3% deste comportamento em mulheres e homens.Perturbação antissocial de personalidade, como expressa o próprio nome; é tudo que perturba,transgride regras, direitos e deveres, contraria a ordem e a disciplina, ou seja; que provoca dano ou prejuízo ao próximo. 

Perfil de quem tem dificuldades de estabelecer ligações estáveis e respeitosas com o seu semelhante.Geralmente é pessoa centrada em si(ego), e raramente coloca-se no lugar do outro.Não aceita nem mesmo avaliar opiniões contrárias as suas, acha que sabe tudo e que não precisa mais aprender, nem que lhe ensinem. 

Não consegue seguir boas maneiras de convivência pensando no bem de todos ao seu redor, só pensa no próprio umbigo.Esta atitude pode levar um indivíduo a reagir de maneira impulsiva diante de situações contrárias a sua vontade, só para não dá o braço a torcer, para não assumir que errou, até em locais públicos.Enfatiza seu dever, sem pensar no direito do semelhante.Reações que podem colocar a própria vida e de outros em risco.

 A característica antissocial, pode se manifestar a partir da infância, ou no início da adolescência.Se não for tratado, pode se agravar e dar origem a comportamentos criminosos como:Roubos, destruição de bens e outras ações ilegais, principalmente se for intensificado através do consumo de drogas, álcool e outros tipos de vícios que tiram a sã consciência.

Lembre-se; onde começa o direito de um, termina do outro e vice-versa.Sem esquecer de avaliar e identificar qual é o momento do outro.

Experiências com atitudes antissociais,confira…

Comentários