QUEM inventou a INTERNET?

Já se perguntou, quem e quando esta maravilha foi inventada?

Talvez seja um especialista no assunto?

É muito legal descobrir de quais mentes brilhantes, saíram estas revoluções! Pesquisei detalhes para dividir aqui no nosso espaço digital. 

Não podemos negar, que a Internet foi das maiores invenções tecnológicas que entrou para a história da humanidade. Na medida que o tempo passa, foram substituindo o papel e a caneta,pelo impressionante mundo digital.

Este inicialmente composto pelo computador, por um monitor, um teclado, um mouse, um CPU e etc.

Como à humanidade poderia imaginar uma tecnologia tão expansiva e em constantes mudanças? Meus avós nem sonharam um dia existir algo assim, risos!

Mas afinal, quem controla o funcionamento interno da Internet? Como e o que acontece depois que você digita um URL e pressiona enter, ou quem atribuiu endereços IP?

Seria impossível acreditar que a invenção da Internet viria de uma única pessoa. Esta maravilha foi o trabalho de dezenas de cientistas, programadores e engenheiros pioneiros;

Que unidos por um só propósito, incansavelmente, trabalharam e desenvolveram novos recursos e tecnologias. Estes eventualmente se fundiram para se tornar a supervia da informação,que conhecemos.

Você sabia?

Antes da existência da tecnologia, para trazer à realidade e construir a internet, muitos cientistas já haviam antecipado a existência de redes mundiais da informação.

Conta a história que Nikola Tesla, brincou com a ideia de um “sistema sem fio mundial”no início dos anos 1900;

E pensadores visionários como Paul Otlet e Vannevar Bush,conceberam sistemas de armazenamento mecanizado e pesquisáveis de livros e mídias nas décadas de 1930 e 1940.

Ainda assim; o primeiro esquema prático para a Internet não chegaria até o início dos anos 1960;

Quando o J.C.R. do MIT Licklider, popularizou a ideia de uma “rede intergalática” de computadores. Logo depois; os cientistas da computação desenvolveram o conceito de: “comutação de pacotes”:

Um método para transmitir dados eletrônicos, que mais tarde se tornariam um dos principais blocos de construção da Internet.

O primeiro protótipo viável da Internet, surgiu no final dos anos de 1960. Com a criação da Companhia ARPANET, ou Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada. 

Originalmente financiado pelo Departamento de fesa dos EUA, a ARPANET, usou a comutação de pacotes para permitir que vários computadores se comunique em uma única rede.

 A tecnologia continuou a crescer na década de 1970.

Depois que os cientistas Robert Kahn e Vinton Cerf desenvolveram o Transmission Control Protocol e o Internet Protocol, ou TCP / IP;um modelo de comunicação que estabelecia padrões de transmissão de dados entre múltiplas redes. 

A ARPANET adotou o TCP / IP, em 1º de janeiro de 1983, e a partir daí os pesquisadores começaram a montar a(rede de redes)que se tornou a internet moderna. 

O mundo online, em seguida, assumiu uma forma mais reconhecível no ano 1990; quando o cientista da computação Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web. 

Embora muitas vezes seja confundida com a própria Internet. A Web na verdade, é apenas o meio mais comum de acessar dados on-line na forma de sites e hiperlinks. 

A Web ajudou a popularizar a internet entre o público, e foi um passo crucial no desenvolvimento da vasta quantidade de informações que a maioria de nós agora acessamos diariamente.

Interessante, né?

Qual a sua percepção sobre os avanços tecnológicos, comenta aí. 

                          

                             WWW qual o significado?

 

                     OFERTAS TECNOLOGIA AQUI