QUEM inventou a INTERNET?

Já se perguntou, quem e quando esta maravilha foi inventada?

Talvez seja um especialista no assunto?É muito legal descobrir de quais mentes brilhantes, saíram estas revoluções! Pesquisei detalhes para dividir aqui no nosso espaço digital. 

Não podemos negar, que a Internet foi das maiores invenções tecnológicas que entrou para a história da humanidade. Na medida que o tempo passa, foram substituindo o papel e a caneta,pelo impressionante mundo digital.

Este que inicialmente era composto pelo computador, por um monitor, um teclado, um mouse, um CPU e etc.Como à humanidade poderia imaginar uma tecnologia tão expansiva e em constantes mudanças? Meus avós nem sonharam um dia existir algo assim, risos! Meu Pai com seus 88 anos(em 2024)já usa bem o celular.

Mas afinal, quem controla o funcionamento interno da Internet? Como e o que acontece depois que você digita um URL e pressiona enter, ou quem atribuiu endereços IP?

Seria impossível acreditar que a invenção da Internet viria de uma única pessoa. Esta maravilha foi o trabalho de dezenas de cientistas, programadores e engenheiros pioneiros;que unidos por um propósito,trabalharam,perseveraram e desenvolveram novos recursos e tecnologias. Estes eventualmente se fundiram para se tornar a supervia da informação,que conhecemos.

Antes da existência da tecnologia, para trazer à realidade e construir a internet, muitos cientistas já haviam antecipado a existência de redes mundiais da informação.Nikola Tesla, brincou com a ideia de um “sistema sem fio mundial”no início dos anos 1900;

E pensadores visionários como Paul Otlet e Vannevar Bush,conceberam sistemas de armazenamento mecanizado e pesquisáveis de livros e mídias nas décadas de 1930 e 1940.Ainda assim; o primeiro esquema prático para a Internet não chegaria até o início dos anos 1960;

Quando o J.C.R. do MIT Licklider, popularizou a ideia de uma “rede intergalática” de computadores. Logo depois; os cientistas da computação desenvolveram o conceito de: “comutação de pacotes”:Um método para transmitir dados eletrônicos, que mais tarde se tornariam um dos principais blocos de construção da Internet.

O primeiro protótipo viável da Internet, surgiu no final dos anos de 1960. Com a criação da Companhia ARPANET, ou Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada. 

Originalmente financiado pelo Departamento de fesa dos EUA, a ARPANET, usou a comutação de pacotes para permitir que vários computadores se comunique em uma única rede. A tecnologia continuou a crescer na década de 1970.

Depois que os cientistas Robert Kahn e Vinton Cerf desenvolveram o Transmission Control Protocol e o Internet Protocol, ou TCP / IP;um modelo de comunicação que estabelecia padrões de transmissão de dados entre múltiplas redes. A ARPANET adotou o TCP / IP, em 1º de janeiro de 1983, e a partir daí os pesquisadores começaram a montar a(rede de redes)que se tornou a internet moderna. 

O mundo online, em seguida, assumiu uma forma mais reconhecível no ano 1990; quando o cientista da computação Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web. Embora seja confundida com a própria Internet. A Web na verdade, é apenas o meio mais comum de acessar dados on-line na forma de sites e hiperlinks. 

A Web ajudou a popularizar a internet entre o público, e foi um passo crucial no desenvolvimento da vasta quantidade de informações que a maioria de nós agora acessamos diariamente.Interessante, né?

Qual a sua percepção sobre os avanços tecnológicos, comenta aí. 

                          

                             WWW qual o significado?

 

                     OFERTAS TECNOLOGIA AQUI



Comentários