Dinheiro esquecido?

 Até a postagem deste artigo constatamos que páginas falsas se propagam porque ainda não existe um órgão central ou autoridade única que possa ser acionada sobre problemas semelhante a este divulgado na imprensa,golpe do dinheiro esquecido. 

Mas, o internauta que identificar um site de phishing, precisa denunciar mesmo que seu esforço não tenha um alcance universal na internet ainda.Foi criada pelo Google ferramentas para denunciar sites falsos, e conseguem remover endereços suspeitos.

 Foi divulgado que autoridades brasileiras ainda enfrentavam dificuldades para tirar páginas falsas do ar, especialmente quando estas estão registradas no exterior. Com tanta burocracia e diplomacia, infelizmente criminosos ganham tempo para aumentar o número de vítimas.

Para agilizar o processo,uma alternativa dos profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação), seria apresentar evidências da fraude para as empresas responsáveis pela hospedagem e pelo domínio falso.

Para endereços terminados com:ponto com, ponto br, é possível solicitar suspensão ao núcleo de Informação e coordenação do ponto BR pelo e-mail hostmaster@registro.br. Pois existe tradição de cooperação entre as companhias e os sites falsos são derrubados.

Como identificar um site falso?

Criminosos usam o truque de registrar um domínio muito parecido com um original,por exemplo: adicionam uma letra a mais, e pode passar desapercebido; semelhante um link que chegou para mim: www.americanaas.com.br, observe que a letra(A)duas vezes.

A urgência em fazer a compra pode desviar a atenção deste detalhe.Se receber um link por mensagem ou anúncio em plataformas sociais e quiser verificar a identidade do site,a maneira mais simples de conferir é: Digite no Google o nome da marca e verifique se coincide com o nome do endereço que estás a navegar, pois quando o site tem conexão segura aparece o cadeado ao lado do campo de busca.

O algoritmo do Google considera uma série de critérios para ranquear os primeiros resultados, entre eles a reputação e a longevidade da URL e avisa quando o site não é seguro para navegar.

Como se proteger?

A principal dica para evitar cair em golpes que usam o nome do Banco Central, é saber que consulta de valores só pode ser feita pelo site oficial do Banco Central.Quaisquer incentivo a fazer isso em outro endereço eletrônico, pode indicar golpe.Não é possível fazer saque de imediato a partir da consulta.

Caso tenha valores a receber siga as orientações vigentes do Banco Central e aguarde.Tenha atenção e cuidado para não clicar em links suspeitos com promessas de facilidades, mesmo enviados por pessoas conhecidas,que pode ter repostado sem se atentar.

Outras dicas:Na página oficial do Banco Central constam as seguintes orientações: consultas ao Sistema de Valores a Receber no ano 2023, (SVR) suspensas. Constava a alerta que não havia risco de perder valores.

O Banco Central divulgou data de reabertura do sistema para novas consultas, resgate dos saldos existentes e informações sobre valores de falecidos e continuaram a trabalhar em melhorias do SVR e na inclusão de novos valores.

Encaminhar denúncia para a produção dos quadros: Patrulha ou Xerife do Consumidor, através do assistente virtual pelo site deles: recordtv.r7.com. Se a reclamação for aprovada após análise, a produção entra em contato com o denunciante. 

    Manter-se informado è uma maneira de se proteger.

Comentários