Dia Mundial do Meio Ambiente!

 Cuidar do meio ambiente não é só questão de responsabilidade social, é também de sobrevivência.Afinal, dependemos dos recursos naturais para nossa alimentação, saúde e bem-estar.Ao protegermos a natureza, protegemos a nós mesmos e garantimos um futuro mais   equilibrado para todos.

A relação humana com a natureza tem sido marcada por exploração e negligência que resulta em graves consequências como o aquecimento global, a perda de biodiversidade e a escassez de recursos naturais.

 Refletir sobre o cuidado com o meio ambiente leva a questionar nossos hábitos e se interessar para buscar alternativas conscientes e responsáveis.Não devemos ser negligentes, é bom refletirmos nas pequenas ações diárias como; reduzir o consumo de plástico, economizar água e energia, e optar por produtos sustentáveis, podem fazer uma grande diferença quando praticadas em larga escala.

Além disso, é fundamental que governos e empresas adotem políticas e práticas que visem a proteção do meio ambiente, como o investimento em energias renováveis, o combate ao desmatamento e a fiscalização de atividades poluidoras.

A conscientização e a reeducação sobre os cuidados ambiental também desempenham um importante papel de informar e conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza.

 Pensando nisso,escolheram o dia 5 de junho para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído no ano 1972 pela(ONU -Organização das Nações Unidas), e o principal objetivo é despertar a população sobre os sérios problemas ambientais.

A celebração deve servir para motivar a Sociedade a participar das questões ambientais e cooperar com práticas sustentáveis, e recordar os governantes e empresas sobre o dever de se comprometerem com ações a favor da natureza.

  Em maio de 2024 no Brasil, infelizmente temporais atingiram o nosso Povo do Rio Grande do Sul e surpreendeu a população em várias cidades do Brasil.

Na sexta-feira,12 de Janeiro às chuvas foram intensas no Rio de Janeiro.Um cidadão compartilhou em vídeo, alagamentos no início da noite em uma das principais avenidas.Governantes calculavam os estragos após a tempestade.

  O Criador fez tudo perfeito, nenhum ser vivo consegue sobreviver sem a luz solar, sem chuvas e etc.E não precisa ser especialista para avaliar que uma das origens do caos, é a estrutura física modificada por humanos, quando estes se preocupam mais com a estética das cidades, do que com a estrutura.

Sabemos que existem canais fluviais e rios canalizados,mas provável que principalmente nas metrópoles, as águas não conseguem se infiltrar no solo impermeável.Percebe-se que as sarjetas e galerias não suportam as águas em grande velocidade e grande quantidade. Sendo assim é inevitável não provocar alagamentos e vários outros problemas.

Um bom recomeço; seria conscientizar a população que joga lixo em qualquer lugar, a parar e se reeducar.Pois os bueiros ficam abarrotados, entupidos, e quem age assim,coopera com estas tragédias.Fazer a nossa parte, não custa nada, mas vale muito!

Já presenciei diversas situações de posturas inadequadas do Cidadão com relação ao meio ambiente.E, um dia desses vi uma garota terminar de comer biscoitos,entregou a embalagem a mãe, e esta respondeu joga fora ai, e a menina jogou lá mesmo na rua.Começar  reeducar precisa a partir do seio familiar, será um grande avanço.

Nislete Luz


Comentários