Dia da Culinária!13 de Junho.

Cozinhar é uma arte que transcende a necessidade de satisfazer a fome; é uma forma de cuidar da nutrição do corpo físico para se manter saudável.É uma expressão de carinho.Cada prato conta uma história, seja da receita da vovó e da família transmitida por gerações, através de ingredientes frescos colhidos no jardim ou a da inovação ousada de um chef visionário.

A Cozinha funciona como um laboratório, onde acontece a  transformação dos ingredientes brutos em experiências e  combinação de sabores, texturas e aromas, a precisão é muito importante, mas a intuição e a criatividade são cruciais para gerar um prato saboroso.

No meu caso não sou profissional, mas amo cozinhar e inventar pratos desde a mocidade, e o ingrediente principal que uso é o amor, como o sal que não é elogiado mas se ele faltar, faz muita falta.Ou, como uma pitada de pimenta,o tempo de cozimento ligeiramente diferente, cada decisão pode alterar o resultado final, tornando cada prato único.

A faculdade para aprender fazer iguarias que faz pessoas que experimentam elogiar do inicio ao fim enquanto saboreiam, foi a cozinha de casa mesmo para a família. Os erros foram os degraus da pós graduação.

Quando alguém dizia; está sem sal, ou está com muito sal,eu sempre procurava fazer melhor no próximo prato.Posso dizer que às donas de casas são verdadeiras mestre cucas neste universo da cozinha.

Sim!Cozinhar é um ato de amor.Quando preparamos uma refeição para alguém, investimos tempo e energia para nutrir não apenas o corpo, mas também a alma.

O cuidado na escolha dos ingredientes, a atenção aos detalhes no preparo e a apresentação cuidadosa são manifestações desse carinho.Um prato feito com amor tem um sabor diferente, uma energia que nutre e conforta.

A Culinária é um elo com nossas raízes e tradições de cada País.Cada cultura tem seus pratos típicos, seus ingredientes característicos e suas técnicas de preparo únicas.

O aroma de um bolo assando pode nos transportar de volta à infância, o sabor de um ensopado pode nos lembrar de um ente querido.Ao escrever aqui, recordei dos deliciosos e bolos de tapioca da minha amada Avó materna Maria Francisca.

Comentários