MAS e MAIS! Aprendendo para não confundir!

Talvez alguém diga que isto se aprende no primário?Embora seja um assunto do início da vida escolar, existe quem não teve esta oportunidade, e até quem estudou, mas se confundiu ou se perdeu nos milhares de sotaques por aí!

Na Língua portuguesa, pequenas palavras carregam grandes significados, e a confusão entre elas pode alterar drasticamente o sentido de uma frase.Entre as diversidades do idioma português, as palavras (Mas) e (Mais), apesar da semelhança na grafia, desempenham papéis gramaticais distintos e expressam ideias muito diferentes.

É muito comum vermos pessoas usarem estas duas palavrinhas de maneira equivocada.Alguns acham que a pronúncia com ou sem a letra(i)tenha o mesmo significado. E existe também quem acha que a escrita ou a pronúncia com ou  sem a letra"i" esteja ligada a cultura.

A palavra "Mas", sem a letra " i", é uma conjunção coordenativa adversativa.Isso significa que ela conecta duas orações ou termos de mesma função, introduz uma ideia que contrasta ou de oposição àquilo que foi dito anteriormente.Em outras palavras,"mas" indica uma quebra de expectativa ou uma ressalva.

 Exemplos: Ullen queria ir à praia, mas está chovendo.

Ele é inteligente, mas não para de estudar.

Comprei um carro novo, mas prefiro andar de bicicleta.

 Observe nos exemplos acima, que a conjunção(mas)introduz uma informação que contrasta com a primeira parte da frase, criando um equilíbrio entre o que se quer dizer.

Já a palavra Mais, é um Advérbio de Intensidade ou Quantidade; usado para indicar aumento, acréscimo ou superioridade em relação a algo.Pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, intensificando seu significado.

 Exemplos: Ullen quer mais sorvete, por favor.

Vitória está mais feliz hoje do que Sábado.

Vitor chegou ao exército mais rápido do que os seus amigos.

Nestes exemplos; o "mais" expressa um grau maior de algo, seja quantidade (sorvete), intensidade (felicidade) ou de modo (rapidez).

Resumo das principais diferenças:

A Palavra "Mas", indica Oposição ou contraste, a função gramatical, é uma conjunção coordenativa adversativa e deve ser usada para conectar orações ou termos da mesma função. 

     A palavra "Mais"; é um Advérbio de Intensidade ou Quantidade, que indica aumento ou superioridade. Também modifica verbos, adjetivos ou outros advérbios.

A principal armadilha ao usar "Mas" e "Mais", é a semelhança na grafia, que pode levar a erros de digitação ou confusão conceitual. Para evitar esses erros, é fundamental prestar atenção ao contexto da frase:

 Se a  frase expressar uma oposição ou contraste, use (mas), que também pode ser substituído pela conjunção "porém". Se a frase indicar aumento, acréscimo ou superioridade, use "mais", que pode ser substituído por bastante, maior, e etc.

Mas, a leitura atenta e a prática constante, são as melhores ferramentas para se familiarizar entre essas duas palavras e usá-las corretamente. Pois, as palavras (MAS) e (MAIS) são distintas com funções e significados próprios; e dominar o uso correto de cada uma delas, é essencial para uma comunicação clara e eficaz na língua portuguesa.


Comentários