A PÁSCOA, OVOS, CHOCOLATE E O COLEHO?

Porque associam Coelho, Ovos e Chocolate, a Páscoa?

Pesquisadores contam que esta tradição foi inventada na região da atual Alemanha, por imigrantes dos Estados Unidos que estabeleceram morada na região da Pensilvânia, por volta do século XVIII.

Os ovos de chocolate surgiram no século XVIII, através de confeiteiros franceses, que decoravam ovos de galinha e faziam com que coelhos transportassem em cestas. Com o passar do tempo, substituíram por ovos de chocolate.

A tradição foi consolidada nos países do Hemisfério Norte, quando os pais escondem os ovos decorados para as crianças procurarem por eles.A comemoração nos Estados Unidos se popularizou durante a Guerra Civil, no século XIX, e a inclusão do coelho como símbolo da páscoa, aconteceu também por volta do século XIX.

Alguns historiadores contam, que apenas a partir do século XVI, começaram enxergar a infância, como o momento de preparação para a fase adulta. E que na cultura Europeia, associavam o ovo a uma deusa da mitologia germânica. A decoração de ovos era uma prática do povo eslavo na região da atual Ucrânia.

Paganismo!
No Cristianismo ortodoxo; era comum associarem os ovos decorados de vermelho em homenagem à Maria Madalena;e as teorias mais consideradas, são aquelas que associam o coelho da páscoa, ao paganismo.
 
Uma das teorias mais antigas, relaciona o coelho de páscoa com uma deusa da mitologia germânica. 
Na mitologia nórdica e na anglo-saxã, chamavam de deusa Ostara ou Eostre, espalharam que ela teria transformado um pássaro em coelho para divertir algumas crianças.
A chamavam também de deusa da fertilidade, e alguns acreditam que ela tenha relação direta com o nome da páscoa, no Hemisfério Norte — Easter, em Inglês, e Ostern, em Alemão.
 
Outros sustentam a teoria, que o coelho e o ovo são símbolos da páscoa, porque o coelho representa a fertilidade por gerar grandes ninhadas de uma vez, e que simbolizaria a capacidade constante da igreja produzir discípulos.

Observe quantas teorias sobre a inclusão do coelho e ovos de chocolate na Páscoa!Entretanto; o Livro Sagrado, não faz referência a esta associação. Sendo assim, è mais coerente sustentar que estas teorias, são apenas humanas.
O interessante da festa mesmo, è aproveitar a data para saborear às delícias do chocolate e presentear.
.


 

 
Agradecemos a sua visita!