Você sabia?Esta deliciosa iguaria Rabanada, embora seja um tradicional prato associado ao Natal, a sua origem vem da Idade Média, de diferentes culturas ao redor do mundo. Pesquisas indicaram que a rabanada surgiu sendo maneira de reaproveitar pão amanhecido na Europa medieval, quando o desperdício de alimentos era impensável.
Mergulhavam fatias de pão em leite e ovos e em seguida fritavam e e polvilhavam com açúcar e especiarias para transformar pão duro em uma refeição saborosa.Uma das primeiras referências sobre a rabanada foi encontrada na França, em francês"pain perdu", que significa pão perdido.
Na Espanha o nome é Torrija, e era tradicionalmente consumida durante a Quaresma; as Torrijas espanholas são aromatizadas com vinho ou mel, além de especiarias como canela e raspas de limão.
Em Portugal,a rabanada tornou-se um popular prato natalino, com diversas variações regionais, e na receita portuguesa geralmente usam vinho do Porto e uma calda de açúcar e canela.
A Rabanada foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses e rapidamente se tornou um símbolo das festas de fim de ano, e a receita foi adaptada com ingredientes locais, mantendo a tradição de reaproveitar o pão e adoçar a ceia natalina.
Outras Curiosidades sobre esta guloseima:
A rabanada, ao longo dos séculos foi adaptada a diferentes culturas e ingredientes locais, que resultaram em variedades de receitas e formas de preparo.Os ingredientes incluem diferentes tipos de pão como(pão francês, pão duro, brioche, pão de forma e a famosa baguete para rabanada.
Pode usar diferentes tipos de leite como:Leite de coco, leite líquido e condensado, e as coberturas variam desde o tradicional açúcar e canela até caldas de chocolate, frutas frescas, doce de leite, e até sorvete.
A Rabanada é um símbolo de celebração, união familiar e fartura, representa a alegria festiva das festas de fim de ano. Para muitas pessoas, o aroma traz lembranças da infância, da casa da Vovó e dos momentos especiais compartilhados com a família durante as festas de fim de ano.
Conclusão; na Europa, em Portugal, ou no Brasil, a rabanada é um prato com uma história rica e diversificada que atravessou séculos e fronteiras, se adaptou a diferentes culturas e tradições, encanta paladares e aquece corações nas comemorações.
Mas, não precisa esperar chegar o final do ano para saborear esta especiaria. Particularmente fazemos durante o ano inteiro de sobremesa em várias ocasiões.
Consegui fazer
Existe inúmeros vídeos por aí, mas resolvi dividir a minha experiência, pois foi a primeira vez que fiz rabanada e deu certo.Outrora eu só comia feito por outros, risos!É muito fácil e rápido preparar.Você consegue também.
Vamos precisar dos seguintes ingredientes:
Uma baguete, que é o pão próprio para rabanada, eu prefiro este porque é mais macio.Mas, pode substituir por 4 pães(francês).Esta receita rende 20 porções.
3 Ovos,canela em pó.
1 copo de leite.
1 lata de leite condensado.
Açúcar e Óleo para fritar, alguns preferem usar óleo de girassol, mas, nesta receita usei manteiga.
Modo de preparar:
Misture o leite líquido com o leite condensado. Bater os ovos até ficar em ponto neve.Corte os pães em fatias.Coloque no leite e deixe ficar bem molhado.Retirar e passar nos ovos batidos e colocar no óleo bem quente. É preciso ter cuidado para não queimar, pois frita muito rápido.
Vá colocando em Papel Toalha para absorver a gordura.Depois de fritar tudo, passe na canela e açúcar de acordo com seu gosto.
Fica uma delícia, macio por dentro e crocante por fora.Uma dica para não ficar muito doce e não enjoar:diminua a quantidade de leite condensado.Coloque na geladeira, pois gelado é mais gostoso.Quem provou e aprovou.
Confira os passos aqui em vídeo no nosso canal.Se gostar e quiser deixe o seu like e sugestões.

Comentários
Postar um comentário
Comente,nos ajude a melhorar.