Como era JESUS fisicamente?

Infelizmente muitos até cristãos, evangélicos, conhecedores da Bíblia, vivem a especular, qual seria a aparência física do Senhor Jesus Cristo. 

Porém; se a aparência fosse de grande importância como exigem os humanos; Deus não teria permitido registrar um dos dez mandamentos: (não adorarás imagens de esculturas). 

Também, não teria enfatizado vários exemplos nos livros(Atos 17:24-25)-(Jr 10:3-8 -15), Apocalipse 21:8). Entretanto; sobre a aparência física de Jesus: a Bíblia revela que Ele nasceu em Belém da Judéia, levando a compreensão que tinha traços físicos dos Judeus. 

 Talvez, nem se parecia com José seu pai terreno, pois não era filho biológico. Mas, foi gerado no ventre de Maria, que era Judia.Em Mt 1; a partir do primeiro verso, consta a genealogia. José Carpinteiro era descendente de Davi. Está escrito, que Davi era ruivo de belos olhos e de boa aparência. (I Samuel -16:7-13).

Versos indicam que os irmãos de Davi, também eram de boa aparência.Tanto, que o Profeta Samuel ao chegar na casa do pai de Davi, se confundira que o primeiro filho dele, seria o escolhido, pela estatura e beleza. Sendo Jesus gerado em forma humana pelo Espírito Santo, através da descendência de Davi, e a sua mãe Maria sendo Judia; muito provável que se parecia com ela, e que era formoso fisicamente, semelhante a Davi e seus irmãos.

 No mesmo capítulo de (I Samuel), entendemos que alguns dos irmãos de Davi, só tinham aparência de belos. Significa que o Senhor, não via no interior deles, a mesma beleza de alma que existia em Davi, além das aparências,( Mt 1:17, Mt -2:1-6 e 2:15) -(Lc 2:4 -11). Em outras citações, exemplo; no verso de João 4:9: a mulher Samaritana reconheceu Jesus sendo Judeu, sem que ele dissesse a sua naturalidade terrena; certamente pelos traços físicos e as vestes características que ele usava.

 Os quatro primeiros evangelhos da Bíblia, relatam que multidões seguiam ao Senhor Jesus. Isto, porque a natureza humana é atraída primeiramente pelos olhos. Seguiam em primeiro momento, pela sua aparência, depois pelos milagres que realizava-(Mt4:24-25, Mt 5/Mc4/ João 6:2-5 e 26, João 7:12), ou seja por interesse.

Se Jesus Cristo não tivesse formosura antes de ser dilacerado na cruz; os magos, não teriam se prostrado, o adorado e o presenteado. Teriam agido semelhante qualquer humano, se assustariam e comentariam sobre a sua aparência. (Mt 2:11). Conclui-se que, o próprio Deus não permitiu nenhum dos discípulos, nem outros retratassem a sua aparência física. Justamente para não adorarem a sua imagem -(João 4:23-24).

 Os Evangelhos relatam, que certo dia Jesus levou os discípulos; Pedro, Tiago e João ao alto de um monte, e foi transfigurado diante deles.As vestes de Jesus se tornaram resplandecentes e sobremodo brancas, como nenhum lavandeiro da terra poderia alvejar. Não descreveram os traços físicos. (Mc 9:2-3).As vestes brancas representam o coração limpo e purificado, de quem crer no sacrifício do Senhor Jesus. 

 Já se perguntou; quem inspira pessoas a cultuarem imagens? Porque esta prática é abominável ao Pai da criação. Provavelmente, os artistas que retrataram a imagem propagada pelo mundo, como se fosse de Jesus Cristo, foram inspirados pelos atributos físicos, daqueles nascidos na mesma cidade que Jesus nasceu.Pois, não viveram na época, e obviamente não viram ao Senhor Jesus. (Mt 1:16 -17/Mt 2:1/8:18-34- Lc 2:4). 

 Embora alguns arqueólogos de Israel opinaram que Jesus Cristo teria nascido em Belém da Galileia, e não em Belém da Judéia;outros arqueólogos rejeitaram esta oposição.Observando esta contrariedade, é mais confiável e prudente acreditar no que diz o Livro Sagrado (Bíblia);escrito por aqueles que viram e andaram com o Senhor Jesus.

Obviamente que escrituras tão completas como é a Bíblia, não poderia ter sido escrita apenas por idealização humana. Os escritores da Bíblia foram auto- didatas, pioneiros nesta habilidade de descrever.Visto, que nem existiam as famosas faculdades com as facilidades desenvolvidas neste século pelo homem.

Registraram sobre o passado, o presente, e o futuro, de maneira precisa e espetacular. Não deixa dúvidas da inspiração Divina, inclusive daqueles que fizeram as traduções.Então; porque quem não esteve naquela época teria razão de contestar? 

A Bíblia conta que Deus fez lúcifer um perfeito anjo de luz, cheio de brilho, ele não era “a Estrela da manhã”, apenas foi comparado a uma brilhante estrela da manhã. Mas, perdeu o brilho celeste, quando foi expulso.

Então; porque o filho de Deus, o Rei da glória e verdadeira Estrela da manhã, seria feio?

Quem perdeu para sempre a formosura? Leia mais….