ANTES DE COLOCAR OUTRA VIDA NO MUNDO....

Por Nislete Luz,

Seria tão melhor se todos os pais conversassem com seus filhos sobre tudo, de acordo com as fases(idade) da vida. Certamente evitariam que a nova criatura repetisse muitos erros, inclusive de gerar outra vida sem estrutura.

Sim, porque antes de colocar uma vida no mundo é necessário planejar e avaliar se realmente tem capacidade e condições; 

espiritual, psicológico e financeira para assumir esta grande responsabilidade de educar e manter outra vida, até que esta tenha estrutura para saber se desviar do mal na adolescência e na fase adulta.

BOA CONDUTA EXIGE COMPROMISSO!

No Livro sagrado encontramos respostas para quaisquer áreas da vida. Orientações para a boa convivência no lar cristão, sobre o dever dos pais de ensinar aos filhos e dos filhos honrarem aos seus Pais.

Fala sobre o passado, orienta para o presente e faz previsões sobre acontecimentos futuros nesta terra.

Para haver harmonia familiar, é necessário que os pais ou responsáveis sejam bons exemplos de valores morais e éticos.  Aos Pais diz: e vós pais não provoqueis a ira em vossos filhos, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.

Aos Filhos diz; e, vós filhos já se perguntaram o que tens feito para honrar os seus pais? Talvez diga que não teve assistência dos seus pais biológicos, entenda que pais são aqueles que criam, e educam. 

Os Filhos dos filhos, são a coroa para os idosos e os pais são o orgulho dos filhos. (Provérbios 17:6). Sem dúvidas as crianças se inspiram na educação que recebem.

Quando ouvem sobre gratidão, logo recordam daqueles que fizeram parte da sua infância. E, as lembranças ruins costumam ser mais intensas, tenha cuidado com o que faz ou ensina para as crianças.

A Palavra de Deus adverte sobre quem se diz cristão, mas não cuida dos seus; compara como pior do que o descrente. Pois, um incrédulo que ama a sua família, mesmo que não tenha temor ao Criador, é capaz de considerar os seus entes queridos.

Um indivíduo negligente com relação a sua família ou com companheiros de fé, demonstra falta de humanidade, falta de princípios, e principalmente falta de valores espirituais.

Na tentativa de  ser bem-sucedido na educação dos filhos, os pais buscam ajuda nos mais diversos métodos ditados por terceiros.

Mas, como ensinar o que não aprendeu, ou o que não te ensinaram?

A Instrução que funciona mesmo, vem da palavra de Deus, a única que de fato revela o segredo da boa educação para todas as áreas da vida. Pois, a vontade do Pai da criação é que as crianças sejam orientadas de acordo com os seus mandamentos.

Obviamente que toda criança nasce pura, inocente, sem conhecer nada do mundo. 

Faça a sua parte e a semente ficará plantada no coração. E, ainda que demonstre não ter aprendido, quando passar adversidades ou aflições que a vida lhe apresentar, certamente se lembrará dos bons conselhos.

Um amigo verdadeiro não é quem passa a mão na nossa cabeça quando nos ver errar. Mas, é aquele que exorta a nos desviar do que é ruim, mesmo que nos contrarie no momento.

Os Pais devem corrigir seus filhos, assim como o Senhor nos corrige quando erramos. (Hebreus 12:9-10).

O Que não faz uso da vara, odeia seu filho mas, o que o ama desde cedo o castiga. (Provérbios 13:24). Existe quem conhece esse verso, mas, confunde com surrar.  Vara significa disciplinar, educar. E, a disciplina deve ser aplicada com temperança, amor, equilíbrio, sensatez e sabedoria.

 Se não disciplinar, a criança não saberá agir diante de situações que a vida lhe apresentar e pode cair em teias de maus conselhos.

Ame seus filhos, brinque, dê presentes. Mas, acima de tudo, eduque e dê bons exemplos, então evitará a falta de respeito, rebeldia e outros costumes degradantes.

Se ensinar os filhos  a temer a Deus acima de tudo, e mostrar exemplos com a sua própria vida; na fase adulta não lhe darão desgostos.

 Resumindo; se não educar ou, educar na conduta errada, o mundo vai tragar a sua inocência e frustrar os seus sonhos.

Lembre-se; tudo que ensinar aos  filhos na infância, em algum momento voltará para você.

A Família é o alicerce de uma vida, Salmos 103:17-18. 

Qual mal há no verso acima? Mas, existe quem odeia!

Leia mais.....

Nesta plataforma autoria e edição por

Nislete Luz

Saiba mais sobre a origem do dia dos Pais ...


Dia das Mães


Dia Internacional das Mulheres



Este livro coopera com o bem



Comentários