Pular para o conteúdo principal

LGPD, conhece ela? Seus Dados, seu patrimõnio.Proteja-se!

(A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD-  n° 13.709, de 14/08/2018, entrou em vigor para proteger direitos fundamentais de liberdade, da privacidade e livre formação da personalidade de cada indivíduo.

Prezado leitor,sabia que não é seguro passar número de documentos em grupos, ou redes sociais? Por isso, os bancos escondem parte do CPF do correntista em comprovantes de Pix por exemplo, melhor ainda se escondessem parte do nome também.

Não precisa ser especialista para perceber que, na medida que trocam os trabalhos manuais, pelas facilidades digitais,com um clique postam pelo whatsApp ou outros meios digitais; nome completo,fotos e documentos de cidadãos para fins de cadastros ou a cumprir alguma demanda, principalmente em grupos corporativos.

 Talvez por falta de conhecimento, sem noção do perigo que espera do outro lado da tela, alguns dizem que não tem problemas, que o grupo é privado;importante compreender que quaisquer sistemas: (WhatsApp, Facebook, Instagram,App's e até a (IA - inteligência artificial); são robôs feitos por humanos, não o inverso.Menos arriscado, se a pessoa designada a responsabilidade de receber dados para os fins necessários, seja de confiança e não coloque em risco os dados das pessoas.

 Podemos dizer que o perigo não está na internet, nem nos robôs, está na mente de quem se utiliza destas ferramentas,(bem ou mal). Como sei sobre isso?Teve um período que liderei um grupo corporativo com mais de dois mil pessoas, um Técnico de TI programou um robô e me ensinou os comandos, eu quem respondia o chat através do robô.

 Ao longo da vida profissional, representei sociedades de serviços, e ao escrever sobre este assunto, recordei que em uma das empresas, quando o nosso sistema apresentava problemas, o técnico(TI) acessava nosso computador remotamente e fazia o reparo.

Em silêncio eu observava o mouse a passear no sistema, e ficava a meditar que, toda a empresa estava vulnerável,ou seja; nas mãos do setor de TI. Cheguei a conclusão do quanto é valioso um ser humano de boa conduta, que lida com às máquinas. 

Uma experiência negativa:

Completaram alguns anos que tive problemas com um  cartão bancário, foi clonado e só descobri ao receber uma fatura,e os aplicativos ainda nem eram tão populares, no  completavam seis anos no mercado, a partir do smartphone e apenas no sistema operacional iOS.   

Aparecia no extrato uma compra de passagem aérea internacional na Gol. Imediatamente fui a Delegacia, registrei boletim de ocorrência e segui às orientações; fiz reclamação junto a companhia aérea Gol.

 Tudo me foi restituído, mas deu muito trabalho solucionar porquê no período acontecia uma greve de bancários. A principal prova ao meu favor,foi que estava matriculada numa autoescola onde é obrigatório o aluno registrar presença com a digital,ficou comprovado que não me ausentei do país.

 Outrora, eu assistia notícias sobre este assunto e jamais passava em mente acontecer comigo, porque não fazia transações bancárias através do celular. Esta experiência ruim deixou lições do quanto precisamos ter cuidado com nossos dados, pois comércios praticamente empurram ao cidadão a instalar App's.

 Falta de conhecimento deixa qualquer indivíduo vulnerável.

Foi divulgado nos principais meios de comunicação que milhares de Brasileiros foram prejudicados com o vazamento de dados no órgão Serasa. 

A primeira Vara Cível Federal determinou em setembro de 2023, que a Caixa Econômica Federal, o Governo Federal, o Dataprev e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), pagassem indenização entre 2 mil até R$ 15 mil reais aos cidadãos vítimas desta imprudência.

Além da indenização individual, o Ministério Público Federal, pediu no processo, multa de R$ 200 milhões para o Serasa pelos danos causados a sociedade, ou até 10% de seu faturamento anual do último ano,ressaltando que vazamento nesta proporção expõe as vítimas de maneira ilegal. 

Segundo o Ministério Público Federal, as investigações indicaram que o Serasa teria comercializado o acesso indevido através em listas de dados de consumidores na internet;históricos de compras, endereços de e-mail, dados da Previdência Social, de renda, da Receita Federal e até de acesso a dados de cartões de crédito e débito. 

De acordo com a fonte,os consumidores podiam consultar indenizações do Serasa Experian no site oficial do departamento de dados vazados e indenizações. 

Qual a sua opinião sobre isso? comente.

  Mais informações na fonte


 Golpitas já usaram até o nome do Banco Central

 

IR 2024

 

Inverno no Brasil?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antissocial & Sociável,qual a diferença?

Aprendendo para não confundir! Sim! O silêncio faz bem para a saúde mental e espiritual. Por isso existe o momento de falar e de calar. Respeitar direitos dos outros é uma atitude sociável e de cidadania.É prudente praticarmos o nosso dever,pois não sabemos quando precisaremos exercer o nosso direito. Pessoa sociável: sabe viver em sociedade, respeita direitos e deveres, tem caráter generoso, comunicativo, cortês, agradável e civilizado. Consegue conversar de maneira gentil com todos, sabe viver socialmente seguindo regras e práticas da boa convivência. Antissocial: Muitos apelidam pessoas de anti- sociais, sem nem mesmo saberem o que significa. Na realidade, repetem o que ouvem sobre alguém que nega participar do seu meio social, e fazer o mesmo que elas fazem. Um dos principais sinais que um indivíduo é antissocial: Não tem empatia com o sofrimento de outros, não está nem aí se constrange o seu semelhante. Quando tem algum titulo ou posição, usa para impor a sua opiniã

Mês das Mães. Amor que não se mede!

Já parou para refletir que todos os dias, cada  Mãe  faz o seu papel de rainha do lar ? A minha amada Mamãe partiu para a eternidade no dia 15 de Janeiro de 2022! Saber que foi para o descanso e não para o eterno tormento, é o que conforta a saudade. Não é preciso esperar uma data específica para demonstrar gratidão e respeito pela mãe, pode surpreendê-la qualquer dia e hora com coisas boas. É possível fazer isso de várias maneiras ao longo da vida, m a s já que  escolheram uma data para homenagear, aproveitemos para  fazer e receber com muito carinho e gratidão!  AMO ASSISTIR ESTE VÍDEO, DEDICO A TODAS AS MÃES DO UNIVERSO. 👇 Saiba que dependendo do perfil da Mãe;  um gesto pode falar mais forte e fazer mais sentido do que caros presentes materiais que se destroem com o tempo. Mesmo que ainda não tenha condições de presentear a sua mãe com um presente que ela merece,honre-a com respeito, com o seu bom caráter,bom comportamento e boas atitudes. Se mora na mesma casa,ou próximo, pode

Trindade Satânica!

Quais lições esta história traz para a atualidade? Respostas sobre a criação do universo, de como tudo começou e ncontramos no primeiro e mais completo livro que existe, a Bíblia; fala sobre o relacionamento do ser humano consigo, com o bem(Deus), com o seu semelhante, e com o mal. A Novela Gênesis na RecordTV contou histórias de milhares de anos passados.Abordou sobre o surgimento das raças e nações, a confusão de línguas e o surgimento dos mais de sete mil idiomas do universo, (Gn 10:1-11). Conseguiram deixar mais compreensivo, até para quem nunca leu a Bíblia. Cam filho de Noé, teve um filho chamado Cuxe, este casou- se e tiveram um filho, e a sua mulher deu nome de Ninrode(Gn 10:8). De Cam e do seu filho Canaã, surgiram os Povos Jebuseus e Cananeus ou Cananitas.  Nos capítulos de Gênesis ,que foi ao ar nos dias; 2 a 4 de fevereiro de 2021, a novela abordou a história de uma família profana que se rebelaram contra Deus e se tornaram o que podemos chamar de; Trindade satânica: Ninrod

REFLEXÕES EM IMAGENS

O Amor e o Respeito caminham juntos >

Como SERÂO os adultos do Futuro?

          PAIS e MÃES!  Muitos usam a frase; educação vem de berço, associando apenas a boa educação.  Na realidade, qualquer tipo de educação e formação moral ou imoral,(boa ou ruim, negativo ou positivo),  começa a partir de casa . Esta expressão: "vem de berço", significa, das raízes;  morais, culturais,do meio de convivência que a pessoa é criada, educada e  desenvolve hábitos,  costumes e manias, n ão propriamente do local físico(geográfico). Por exemplo: se uma criança crescer vendo os pais em bares, bebedices, fumar, xingar, ouvem músicas sensuais, e  não tiver nenhuma referência e suporte, contrários a estes maus hábitos, muito provável que siga as mesmas rotinas dos seus "educadores, entre aspas".   J á viu os bebês nascerem  xingando, mentindo, ou fazendo quaisquer coisas fúteis? Talvez o leitor diga que a frase acima seja óbvio que não acontece. Mas, a realidade que assistimos por aí, é muito diferente deste conceito. Já presenciei adultos ensinarem c

DEUS criou Lúcifer?

Das Escrituras Sagradas jorra o maná, o alimento que tira escamas dos olhos espirituais. Funciona semelhante uma bússola, guia quem caminha ao contrário dos estatutos Divinos, mas quer voltar ao paraíso. Você sabia?  Antes da criação da natureza e humanidade,existia apenas influência espiritual, a terra era sem forma e vazia, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas-(Gn 1:1-31 e 2:4-25). Muito tempo depois do dilúvio, Deus inspirou Moisés para registrar o Pentateuco(os cinco primeiros livros da Bíblia, de Gênesis a Deuteronômio).   O primeiro homem(Adão), viveu (novecentos e trinta anos- 930, Gn 5:5). Certamente, seria necessário milhares de livros para registrar detalhes de tudo que aconteceu nestes mais de nove séculos.  Entretanto; nosso Criador, providenciou que ficasse registrado o necessário em dois Testamentos, para que no dia que se chama hoje, pudéssemos conhecer sobre o início e fundamento de tudo que existe, maravilhoso, né? Existe quem questiona, se Deus criou Lúcifer

O Que faz um Profissional de Mídia?

Existe quem confunda; profissionais de mídia, com fotógrafos.Profissionais de mídia são especialistas em comunicação e publicidade. O trabalho envolve diversas áreas relacionadas a mídia; impressa,digital e eletrônica. É um profissional fundamental nas agências de comunicações, atuante criador de conteúdos publicitários.   Já que publicidade e propaganda são inseparáveis do mundo digital,além das atividades citadas,sim;o profissional de mídia também pode fazer boas fotografias, avaliar a qualidade, design ou até mesmo transformar e melhorar a qualidade das imagens. Na atualidade com os avanços tecnológicos e serviços remotos, portas se escancaram para anunciar com baixo custo, através de propaganda na internet. O Profissional de mídia que produz conteúdos on-line ; deve ser focado em desenvolver as melhores estratégias de divulgação, de acordo com a ideia e investimento do cliente/ou solicitante, através das redes sociais, sites, blogs, canais, sem quebrar regulament