REALIDADE OU LENDA?

 A história conta sobre povos que viveram na Europa durante a desintegração do Império Romano e deixaram muitas tradições religiosas.

Teria acontecido no período de adaptação ao Cristianismo.

Mesma época que bárbaros tomavam conta do velho mundo e faziam celebrações, na tentativa de amenizar temperaturas e suprir a falta de comida no final do mês de dezembro na Europa. 

Neste período surgiu a lenda do velho inverno, porque um senhor batia na casa das pessoas pedindo comida e bebida.Acreditavam que se atendessem ele de maneira generosa, desfrutariam de um inverno tranquilo.

Décadas depois, fizeram associação entre o velho inverno e Nicolau, que era um monge turco e viveu no século IV. A história conta que este homem que chamavam de São Nicolau evitou que uma jovem fosse vendida pelo pai, jogando um saco cheio de moedas de ouro;

E, isto pagaria o dote de casamento da jovem.Cinco séculos depois, a Igreja Católica reconheceu ele como santo. A partir do dia 6 de dezembro, começaram celebrar a data como sendo dia do S.Nicolau.

As crianças aguardavam pelos presentes distribuídos por um velho homem que usava trajes religiosos. Então, de um velho vilão, surgiu o bordão do bom velhinho nos séculos antigos, que ficara famoso na figura de um homem generoso. 

No final do século XIX, o desenhista alemão Thomas Nast, teve a ideia de incorporar novos elementos à imagem do chamado bom velhinho.Então publicou em uma revista norte-americana Harper’s Weekly, (o desenho da figura do papai Noel), que se parecia com um gnomo da floresta.

A partir dai; melhorava o seu projeto. Até que o velhinho precisou ganhar uma barriga, boa estatura e abundante barba branca. 

Retrataram a figura do papai Noel com trajes e cores variadas, e a cor vermelha se destacou. Em 1931, Haddon Sundblom, foi contratado pela empresa de refrigerantes coca-cola.

Ele criou o rubro das vestimentas do bom velhinho, nas campanhas publicitárias, que instituíram como padrão e se popularizou. Estudiosos não encontraram evidências que o aniversário do Senhor Jesus seria no dia 25 de dezembro. 

Mas, já que usam como se fosse, seria bom se de fato fizessem Jus ao mérito de louvor e adoração apenas ao Senhor Jesus Cristo. Pois, o que se vê no período do natal, são pessoas festejarem regados de comidas, bebidas e até se endividam comprando presentes;

Mas, raramente lembram do Pai da criação, do nascimento e sacrifício do Senhor Jesus.Alguns nem agradecem a refeição na hora da ceia, muito menos cooperam com a propagação da palavra dEle.

No princípio, criou Deus os céus e a terra, que estava sem forma e vazia; Havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.

Disse Deus: Haja luz; e houve luz(Gênesis 1:1-2).Que neste Natal haja luz nas mentes e possam honrar ao único Deus por sua infinita misericórdia.

Só olhe para trás se for extrair lições que te impulsionarem olhar para o alto, e andar para frente.

Escreva na areia acontecimentos ruins e deixe o vento levar, confie no Senhor e a sua vida florescerá. 

Na Bíblia fala sobre aniversário?


Boas festas 


Qual o sentido do Natal?